Revolução Francesa

download

A QUEDA DA BASTILHA
Dia 14 de julho de 1789 foi o dia em que o povo francês tomou a Bastilha, o maior símbolo do absolutismo do país. A invasão da Bastilha deu início à Revolução Francesa, o movimento social e político que marcou a história da França e do mundo.

Usada como prisão estatal durante os séculos 17 e 18, a fortaleza mantinha prisioneiros políticos, intelectuais e nobres, que contestavam o poder absoluto do rei. A sua queda simbolizou a derrubada da monarquia absolutista, fim do Antigo Regime e fortalecimento da participação popular.

O povo de Paris cortou a cabeça do governador da prisão e ficou durante 5 meses no local, quando foi estipulada a demolição do local.

Composta por 8 torres com quase 3 metros de espessura, 30 metros de altura e duas pontes elevadiça, a Bastilha era mais do que uma fortaleza. Apesar de ter apenas 7 prisioneiros quando foi tomada, era vista como símbolo do autoritarismo do rei. Recebia cerca de 40 prisioneiros por ano, onde acreditava-se que eram guardadas armas e munição.

HISTÓRIA DA QUEDA DA BASTILHA  NA REVOLUÇÃO FRANCESA
A Bastilha era uma fortaleza situada em Paris, capital da França. Começou a ser construída no ano de 1370, durante o reinado de Carlos V. Foi concluída, doze anos depois, em 1382.

No século XV, foi transformada pela monarquia francesa numa prisão de Estado, ou seja, um local onde eram presos aqueles que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis.

Tornou-se um símbolo do absolutismo francês, sendo que vários intelectuais e políticos foram presos em seus cárceres. Entre os prisioneiros mais famosos, podemos citar: Bassompierre, Foucquet, o homem da máscara de ferro, duque de O’rleans, Voltaire, Latude entre outros.

Durante a Revolução Francesa (1789) foi atacada e tomada pelos revolucionários, em 14 de julho. Os presos políticos foram libertados. A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa. Inclusive, o 14 de julho foi escolhido pelos franceses como feriado nacional e data de celebração da Revolução Francesa.