Aniversário

Comemorando nova idade o empresário Sebastião Soares ao lado de sua mulher Cinira Soares .

REINO UNIDO COMEÇA NESSA TERÇA FEIRA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
A vacinação contra a covid-19 começa a ser realizada no Reino Unido nessa  terça-feira (8/12).Segundo os jornais britânicos Sunday Times e Mail on Sunday, a rainha Elizabeth II, 94, e o príncipe Philip, 99, deverão ser um dos primeiros a serem vacinados por causa das idades avançadas. Neste primeiro momento, a campanha de vacinação priorizará idosos maiores de 80 anos, profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus, residentes e funcionários de asilos.

ACERVO DO CINEASTA GLAUBER ROCHA EM SALVADOR
Mais de 50 mil objetos do cineasta baiano Glauber Rocha (1939-1981) estarão disponível em um acervo digital no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador. As obras do artista – entre projetos, desenhos, fotografias, cartas e todos os seus filmes – irão compor a plataforma Tempo Glauber Digital, a ser instalada no museu.

Segundo divulgado pela assessoria do governo da Bahia, haverá uma solenidade, provavelmente nessa terça-feira (08), na Fundação Cultural do Estado (Dimas/Funceb), para a assinatura do documento que permite a disponibilização das obras, com a presença da filha do cineasta, Paloma Rocha.

EXPOSIÇÃO DE DEGAS NO MASP
O Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugurou a exposição Degas, que apresenta 76 obras do artista francês em diálogo com fotografias inéditas da artista Sofia Borges. São 73 esculturas de bronze, dois desenhos e uma pintura, que ficarão expostos até 1º de agosto de 2021. As releituras feitas pela fotógrafa foram produzidas em grande escala a partir das esculturas de Edgar Degas (1834-1917).

MAM RIO INAUGURA NO PRÓXIMO SÁBADO ACERVO
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) vai inaugurar sábado (12) a primeira apresentação do acervo realizada pela nova direção artística da instituição. A mostra “Realce” reflete o processo pessoal de aprendizado e familiarização da dupla Keyna Eleison e Pablo Lafuente, que assumiu em setembro desse ano, com as obras da coleção e a arquitetura dos espaços expositivos.

TESTE DE DIAGNÓSTICO PARA COVID-19 NO CELULAR
Cientistas desenvolveram um novo teste de diagnóstico para a covid-19 baseado na tesoura genética CRISPR/Cas9. Com a ajuda de uma câmera de smartphone, o teste pode fornecer um resultado positivo ou negativo entre 15 e 30 minutos. Ao contrário de muitos outros testes disponíveis, este teste também fornece uma estimativa da carga viral, o que pode ajudar os médicos a monitorar a progressão da infecção e estimar o quão contagioso um paciente pode ser. Os resultados foram publicados na revista científica Cell.