Aniversário

Prefeito Colbert Martins Filho aniversariante deste sábado 02

Os blogueiros culturais Mary Barbosa e José Francisco Brandão ele aniversariante deste sábado 02

LIBERAÇÃO DO PASSAPORTE DA VACINA NO RIO DE JANEIRO
O prefeito Eduardo Paes agradeceu, na sexta-feira 01, ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela decisão judicial que derrubou a liminar que suspendeu o chamado “passaporte da vacina”. Durante a entrevista coletiva de divulgação do 39° boletim epidemiológico da cidade do Rio, ele disse ainda que o objetivo da administração municipal daqui para frente é “recuperar a economia” com foco no turismo. “Vamos poder aglomerar, nos reunir, nos abraçar de novo”, afirmou o prefeito, que aposta num “verão com hotéis cheios” em 2022.

DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA PODEM ACONTECER EM JULHO
O desfile das escolas de samba do Carnaval 2022 pode ser adiado para o mês de julho do próximo ano, caso seja necessário reduzir o público da festa. O anúncio foi feito na sexta-feira (1º) pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Perlingeiro, durante uma sessão na Comissão Especial do Carnaval da Câmara Municipal do Rio. Perlingeiro justificou que com a redução, faltarão recursos para realizar o evento.

NITERÓI ABRE INSCRIÇÃO PARA PRÊMIO CULTURA E TERRITÓRIO
A Prefeitura de Niterói abriu inscrições para o Prêmio Cultura e Território, que vai oferecer um total de R$ 600 mil para 120 projetos ou ações culturais de base comunitária e popular. A iniciativa vai dar R$ 5 mil para cada ação, com o objetivo de estimular a retomada econômica e produtiva do setor. As inscrições ficarão abertas até 18h do dia 25 de outubro. Para acessar o edital e realizar a inscrição, basta acessar o site da prefeitura.

NOVA DESCOBERTA CONTRA VÍRUS PERIGOSOS
Pesquisadores norte-americanos descobriram que os ratos e macacos têm uma versão modificada do gene CHMP3, chamada de retroCHMP3, que codifica uma proteína que bloqueia a capacidade do vírus de se disseminar a partir de uma célula infetada e assim evitar a infecção de células vizinhas, conforme um estudo na revista Cell.

Trata-se do HIV, ebola e outros vírus, que se introduzem nas membranas plasmáticas e depois se separam da célula hospedeira, se espalhando pelo corpo. O retroCHMP3 prolonga este processo por um bom tempo, para o vírus não se reproduzir e morrer.

A conclusão é que versão modificada do gene CHMP3 evitou com sucesso a separação das células infetadas pelo HIV. Os pesquisadores esperam que as versões modificadas de genes confiram um novo tipo de imunidade que pode proteger de ameaças de curto prazo. (com agência Sputnik Brasil).

 

As Alfazemas Garrão e Lavandas Inglesas