Costumes

Cavalheiros da idade média

COSTUMES DA IDADE MÉDIA
Não só de castelos, reis e rainhas foi feita a famosa Idade Média ou, como também é chamada nos livros de História, a Idade das Trevas. Marcada por guerras e por injustiças, esse período também esconde outros detalhes que pouca gente conhece, mas que fazem parte de vida de quem viveu na época.

Ao contrário de muitos filmes, os cavaleiros da Idade Média estavam longe de ser sempre heroicos e admirados por suas ações éticas e humanitárias. Na grande maioria, eles eram homens rudes, que gostavam de saquear vilarejos, violentar mulheres e até mesmo matar inocentes.

O futebol era ilegal nessa época,  o esporte tinha um nome diferente e era conhecido como mob football. Sua prática foi proibida por causa da verdadeira bagunça que suas partidas causavam. Isso porque as regras não era muito bem definidas, assim como o número de jogadores, completamente ilimitado.

As pessoas não eram tão fedorentas nessa época. Claro que a limpeza e a higiene pessoal não eram nada parecidas com as que conhecemos hoje, mas a verdade é que as pessoas não fediam tanto quanto a gente costuma imaginar.

Isso porque, naquela época, a limpeza do corpo estava diretamente relacionada, na cabeça da maioria da população, com a limpeza da alma, de forma que pessoas muito sujas eram consideradas mais pecadoras. Assim, banhos públicos eram comuns, por exemplo. Com relação aos dentes, historiadores apontam que muitos já os escovavam usando alecrim queimado.

As pessoas mantinham urina e fezes numa caixa, embaixo da cama

Os banheiros costumavam ficar fora das casas, quando existiam; e apenas um buraco no chão. Como ninguém ia enfrentar a escuridão da madrugada para isso, penicos ou caixas eram mantidas embaixo da cama e, na hora do aperto, era lá mesmo que faziam. As pessoas casadas também, diga-se de passagem. Para esvaziar a caixinhas do alívio, era só virar tudo pela janela… na rua mesmo.

O rei tinha um criado só para limpar suas partes intimas. Fazia parte do serviço assistir o rei fazer suas “obras de arte” e, depois, limpar tudo, incluindo o traseiro real. E se você está aí, com essa cara de nojinho, fique sabendo que era um cargo cobiçado na corte, devido a intimidade permitida com o monarca.

Agora se você está aí, tentando imaginar como essa limpeza do traseiro era feita, a resposta é simples: folhas. O papel higiênico só apareceu por aí muito tempo depois. Mas, se você era rico demais para aceitar as folhas prontas da Mãe Natureza para limpar seu popô, a alternativa era lã de ovelhas. Mas isso era só para a realiza.

Padrão de beleza da época

Um dos costumes da Idade Média mais estranhos diz respeito ao padrão de beleza. Naquela época, quanto mais pálido você fosse, mais bonito seria considerado. Então sim, muito pó de arroz e outros artifícios para deixar a pele branca, quase transparente, eram usados.

Agora, quer saber por que essa bizarrice? Porque isso era sinal de que a pessoa não precisava realizar qualquer tipo de trabalho, ou seja, os brancos, quase mortos, normalmente eram entendidos como membros de famílias ricas.

Mas o povo daquela época era tão bizarro e detinha tão pouco conhecimento, que esses cosméticos que prometiam clarear a pele eram feitos à base de chumbo! Muitos foram os que morreram envenenados pelo excesso de chumbo no corpo, sem contar os que tiveram a pele danificada, perderam os cabelos e tiveram outros problemas devido a esse estranho costume.

Assim como não havia tratamento dentário, fazia parte dos costumes da Idade Média a sangria para qualquer tipo mal. Mais uma vez os barbeiros eram os mais requisitados para a função, que consistia em fazer um corte em uma parte do corpo da pessoa enferma e deixá-la sangrar por um tempo.

Agora, chique mesmo era usar sanguessugas como tratamento medicinal, ao invés de ter o corpo cortado com uma lâmina. Esse bichinhos nojentos costumavam ser usados em tratamentos mais longos, especialmente para melhorar a circulação sanguínea.

Pão da Idade Média

Você já deve ter percebido que higiene não era muito o forte dessa época, não é mesmo? Por isso, fazer pão com cereais velhos era algo comum, considerado até um dos costumes da Idade Média.

Mas, claro, eles não tinham muita consciência do assunto. Especialmente as pessoas mais pobres, usavam os grãos que tinham para fazer o pão até a próxima colheita, o que demorava o suficiente para que tudo perdesse, fermentasse ou apodrecesse.

Não raro as pessoas sofriam com gangrena até a morte por causa da má alimentação. Além disso, o esporão-do-centeio um fungo muito comum nos grãos velhos, costumava deixar as pessoas tão chamadas quanto ficam hoje, com LSD.

Absorventes de musgos. Era o que tinha!

Para falar a verdade, absorventes como você conhece hoje demoraram muito a surgir. Então, as mulheres tiveram que ser criativas, embora algumas ainda preferissem não se preocupar com o sangue perna abaixo. As mais fresquinhas da Idade Média, porém, costumavam usar musgos envoltos em panos como absorventes.

As terríveis  perucas da época

Ter perucas volumosas e chamativas era algo que fazia parte da etiqueta, naquela época, e era considerado um artigo básico de beleza. Aliás, ser careca na Idade Média era quase como ser leproso. As pessoas quase nunca eram vistas publicamente usando só os fios de cabelo que Deus lhes deu e, no caso de calvície, então, aí que não desgrudavam das perucas mesmo.

O problema, no entanto, era que a limpeza do povo era precária e as perucas, muitas vezes, além de empoeiradas, ficavam infestadas de piolho. Para resolver o problema, quando estavam muito cheias com a praga, as perucas eram fervidas e, em seguida, tirava-se as lêndeas mais teimosas.

A Justiça da época não funcionava apenas para punir atos impróprios ou criminosos de seres humanos. Os animais também podiam receber sentenças de juízes na Idade Média por estragar plantações ou por comer comida que não lhes pertencia, por exemplo. Os bichos que mais iam a juri eram os domésticos, como porcos, vacas, cavalos, cachorros; e aqueles que eram considerados pragas, como ratos e insetos.