Festejando Luiza

 

Beto e a filha Luiza em dia de festa

Beto Paloma e Luiza Ribeiro Samper

Malu e Theo com seus pais Adriano Ribeiro e Kelly Tolentino Leite com Paloma Ribeiro, Beto e Luiza

Paloma, Beto e Luiza com a tia avó Lucizete e os Vovós Ailton Pitombo, Lucia Rocha e Vilma da Gama

Lucia Rocha, Maria Betania Andrade, Lucizete Bezerra, Carlota Oliveira e Vilma Gama

FESTEJANDO IDADE NOVA
Beto Samper e Paloma Ribeiro receberam na tarde deste domingo 15, em sua bela morada entre as avós, tias e amigos para comemorar o primeiro mês de vida da herdeira Luiza. Uma tarde animada com direito a bolo com a tradicional glacê de mármore.

FESTIVAL DE TORTAS
A Casa da Amizade de Feira de Santana, realizará dia 02 de outubro, às 17 horas no Htel Ibis Centro de Convenções de Feira de Santana, o  XI Festival de Tortas.

Margareth Menezes na Lavage de La Madeleine Foto Fred Pontes

LAVAGE DE LA MADELEINE
Margareth Menezes e o seu AfroPop Brasileiro deram o tom da 12ª edição da Lavage de La Madeleine neste domingo, em Paris. De cima do trio elétrico, a cantora comandou o Grande Cortejo pelas ruas lotadas da capital francesa desde às 11h, ao lado dos também baianos Lumillah Anjos e de Robertinho Chaves, organizador da Lavage.

Além de sucessos dos seus 26 anos de carreira, Margareth cantou Milagres do Povo, de Caetano Veloso, música que marcou a chegada do cortejo à Praça de La Madeleine, onde era aguardado por milhares de pessoas que ocupavam a escadaria da Igreja. À noite, teve mais AfroPop. Margareth foi atração da feijoada de encerramento da Lavage, com show especial em palco no concorrido Bairro Latino.

EXPOSIÇÃO VAQUEIROS
Nesta segunda 16, às 19 horas, acontece no Museu de Arte Contemporânea, coquetel de lançamento da Exposição Vaqueiros em homenagem aos 180 anos de Emancipação de Feira de Santana.

CONCERTO
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho convida para o Concerto “ Jovens Divas Feirenses” terça 17, às 20 horas no Centro de Cultura Amélio Amorim  com participação de : Camila Gonçalves, Carol Pereyr, Josana Miranda, Talitha Costa e Verônica Dumar em comemoração aos 180 da emancipação de Feira de Santana.

Marianna Pinheiro Morais de Morais formando em medicina

FORMATURA
José Augusto de Oliveira Morais e Livia Pinheiro Morais de Morais, convidam para a formatura em Medicina pela Universidade Federal da Bahia de sua filha Marianna Pinheiro Morais de Morais, com Solenidade de Colação de Grau dia 04 de outubro, às 19 horas no Teatro Iemanjá no Centro de Convenções de Salvador.

NOVA FACE DA ARQUITETURA BRASILEIRA
“Nove novos”. É assim que serão conhecidos nove escritórios de arquitetura de Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre em exposição na Alemanha. Aliada à Feira do Livro de Frankfurt, que este ano homenageia o Brasil, a mostra no Deutsches Architekturmuseum (DAM) tem como objetivo apresentar profissionais de até 40 anos que vêm deixando sua marca nos quatro cantos do país. São residências, museus, prédios públicos e obras temporárias de uma geração disposta a inovar. Além de uma obra de maior destaque, que ganhará uma maquete, cada escritório vai exibir fotos e desenhos de outros de seus projetos. Os trabalhos ficarão expostos entre 19 de setembro e 19 de janeiro.

EXPOSIÇÃO EM LONDRES
Uma exposição na Royal Academy of Arts, em Londres, vai celebrar a arte australiana ao longo do século XX. Esta é a maior exposição de arte australiana na Grã-Bretanha em mais de 50 anos e vai reunir cerca de 180 quadros, fotografias e reproduções.

De acordo com a organização da mostra, os quadros consideram as tensões entre o real e o imaginário em meio às paisagens do país como fonte de produção, prazer, relaxamento e inspiração. A paisagem na arte australiana é um lugar cheio de mistério e perigo. Organizada em parceria com a National Gallery de Camberra, a exposição fica em cartaz entre 21 de setembro e 8 de dezembro.

ANO NOVO JUDAICO
O povo judeu, de todo o mundo, comemorará, hoje, o seu Ano Novo – que, no caso, já computa 5.774 anos de história. Quero lembrar que faço parte desse momento importante, afinal a família Carneiro é de origem judaica. A coluna homenageia essa comunidade que tanto contribuiu para o povoamento do Brasil e o seu florescimento.

Corbiniano Martins da Siva Ferreira meu avô materno tio de João Baptista Carneiro e do ex -prefeito Colbert Martins da Silva

Minha mãe Elizabeth Pitombo Ferreira

Minha Tia Avó Victuria Martins da Silva Carneiro mãe de João Baptista Carneiro pai do Senador João Durval e da educadora Hilda Carneiro e tia do ex-prefeito Colbert Martins da Silva

Senador João Durval Carneiro

Hilda Carneiro ladeada pelos seus filhos Ana , Silvia, João, Iara, Leni, Leonel, Aparecida, Jose Raimundo e Maria Flor

Brasão da Familia Carneiro

FAMILIA CARNEIRO
A família Carneiro é formada basicamente por Judeus da Espanha que viveram a era de ouro do Judaísmo durante a diáspora na península Ibérica. Segundo conta a tradição, a Espanha era abrigo para muitos judeus de vários lugares e foi o refúgio do judaísmo durante a diáspora. A Espanha era até tratada por muitos desses judeus, conhecidos como sefarad, como sendo sua própria casa e com um carinho especial, como sendo extensão de Jerusalém.

Mesmo assim, com a intolerância da Igreja Cristã, os judeus sefaradim oriundos de vários lugares, foram expulsos da Espanha para Portugal, alguns ainda retornaram para o norte do Marrocos, outros permaneceram em Portugal e sofreram o processo inquisitório do “Santo Oficio”.  A inquisição católica considerava crime a prática do judaísmo sendo punido com a morte. Como para o Judaísmo, nada no homem, propriamente dito, é mais importante do que a preservação da vida, muitos se esconderam, sendo cristãos nominais e vivendo as escondidas um cripto-judaísmo.

Chamados então de Cristãos-novos os judeus não podiam nem falar de suas origens. Mesmo sem status, tinham que provar o seu valor entre os cristãos. E como os judeus sempre foram excelentes navegadores e conhecedores de astros e pontos cardeais foram muito utilizados nas navegações portuguesas. Os que poderiam se misturar com o portugueses ficaram em Portugal. Os que tinham mais dificuldade de se misturar pela aparência física e pelo preconceito latente, foram enviados para o Brasil. Desses, poucos se arriscavam a viver judaísmo. Os que se arriscavam eram julgados e mortos.

No nordeste durante muito tempo ainda se respeitava o shabat, mas era muito difícil sem a ajuda fazer o devido retorno. Para proteger os filhos muitos judeus não contavam as histórias para as crianças, mas transmitiam as tradições sem dizer o porquê e depois de algum tempo transmitiam alguns segredos aos filhos homens mais velhos. Crianças sempre falavam e arriscavam a vida de toda uma família. A tradição de permanecer entre famílias é vista até hoje no nordeste do Brasil onde os Bezerra, os Seixas, os Lopes e os Carneiros dão em casar preferencialmente a essas famílias em algumas cidades de Pernambuco e Ceará. Os Sefarad (sarará) escondem suas origens entre simplicidade e união entre as famílias.

Como os judeus tiveram seus bens confiscados pelo governo Espanhol e Português, era difícil sair do Brasil. Uma pequena parte, que conseguiu vender seus bens, fugiu para Nova Amsterdã (EUA). Mas a Grande maioria dos sefaradim foram para os Sertões e agrestes do Brasil, remontando assim o ambiente do Egito onde outrora, também éramos cativos. Algumas famílias Sertanejas de Cidades Isoladas do Nordeste e Minas Gerais ainda guardam a tradição de casarem entre os primos e famílias amigas, uma arma para a proteção dos Sefaradim.

Alguns já estão retornando por que guardavam algumas informações da tradição, outros só guardam os costumes. A verdade é que a Alma Judaica sempre vai sentir falta do Eterno e do Judaísmo. E Muitos sofrem sem saber sua herança. A história ainda está sendo Escrita. Como vai terminar? Não sabemos. A única coisa que sabemos é que ninguém pode dar margens a um futuro, se não conhecer seu passado.

Deixar um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.