Homenagem

Homenagem pelo seu centenário

HOMENAGEM A CENTENÁRIO DE NELSON GONÇALVES
No dia 21 de junho, Nelson Gonçalves, em vida, completaria 100 anos, e a Prefeitura através da Fundação Cultural Egberto Costa – que mantém acervo em memória – no Centro de Cultura Maestro Miro, preparou uma cerimônia em alusão ao centenário do cantor.

Nascido em 1919, Nelson Gonçalves marcou a vida não só pela música, mas, pelo esforço e um vasto currículo de atividades, enquanto buscava sucesso na música.

Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Foi também lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo aos dezesseis anos o título de campeão paulista.

Inúmeras vezes reprovado na tentativa de seguir na profissão de músico e incentivado a desistir. Finalmente em 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público, fazendo consolidar carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50.

Em suas mais variadas viagens, no percurso de todo sucesso, fez amizade com um feirense e amante de todas as composições de Nelson Gonçalves. Diógenes de Carvalho não só se tornou amigo íntimo do artista, mas, seu maior fã e guardador das suas memórias.

No ano de 2018 com um acervo de discos, radiolas, livros e jornais registrados pelo artista, o amigo mais íntimo de Nelson – que segundo Diógenes ele mesmo afirmava, doou para a Prefeitura da cidade toda a sua coleção e lembranças que havia recebido.

O evento está marcado para às 18h30 do dia 19, e contará com uma homenagem para Diógenes de Carvalho, exibição de resumo de vida e obra de Nelson Gonçalves, apresentações conduzidas pelas músicas do artista e coral, no Centro de Cultura Maestro Miro.