Homenagem

João Martins da Silva Filho entre seus irmãos Davi e Marcelo Martins da Silva, Wilson Pereira, Carlito Bahia Neto, Arnold e Waldir Ronaldo Pitombo

HOMENAGEM A JOÃO MARTINS DA SILVA
Na sexta-feira (29) de março e 2019, a Filarmônica 25 de Março realizou a terceira edição do Projeto Música no Casarão, que, na ocasião, homenageou João Martins da Silva. Personalidade marcante na história de Feira de Santana, João Martins da Silva foi um dos presidentes de honra da Sociedade Filarmônica 25 de Março.

A noite em sua homenagem contou com a participação de seus filhos, irmãos, netos e bisnetos. O pecuarista João Martins da Silva Filho, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), contou com bastante emoção a relação que seu pai tinha com a 25 de Março.

Para ele é necessário “resgatar o que foi bom”: “Resgatar o passado é uma glória para toda cidade e para nós. Meu pai estar sendo homenageado hoje é uma satisfação imensa, vocês não são capazes de imaginar”, disse, relembrando a comemoração do centenário de sua avó, Edwigens Tavares da Silva mãe de Francisco Martins da Silva pai de Colbert Martins da Silva. Edwigens Tavares da Silva era irmã do meu avó Corbiniano Martins Ferreira da Silva pai da minha mãe  Elizabeth Pitombo Ferreira, e irmã da  minha tia avó Victuria Martins Ferreira da Silva mãe de João Batista Carneiro.

João Martins da Silva Filho

QUEM É JOÃO MARTINS DA SILVA FILHO
Na Bahia, pecuária e João Martins são quase sinônimos. Impossível pensar em um sem se lembrar do outro. Essa história tem início na geração anterior, quando João Martins, o pai, antes da década de 1950 já abatia bois para abastecimento de Salvador, chegando a incrível marca de 138 açougues e casas de carne, numa época em que os bovinos eram transportados em trem e caminhões. Nos anos 1950, comprou um navio adaptado que embarcava os animais em Ilhéus, e 11 a 12 horas depois desembarcava-os em Paripe, subúrbio ferroviário de Salvador, onde a família possuía uma fazenda para descanso e posterior abate dos bovinos.

Sempre acompanhando o pai, Dr. João se tornou o principal gestor da Agropecuária João Martins S/A, uma empresa mista, Agropecuária e Patrimonial, criada em 1966 que, além da produção de gado de corte, tem negócios na área de imóveis urbanos, postos de gasolina e outros. Formado em Administração de Empresas, João Martins da Silva Junior possui uma trajetória profissional totalmente ligada à atividade pecuária. Na década de 1970 era produtor de leite na Fazenda Grande Vista, em Feira de Santana, grande bacia leiteira da época; foi fundador e 1º tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e um dos primeiros diretores e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (ABAC).

Nos anos 1980, quando vários abatedouros foram fechados pela Vigilância Sanitária, assumiu, junto com outros pecuaristas, a Cooperativa Pecuária de Feira de Santana (COOPERFEIRA), colocando em funcionamento o matadouro MAFRISA, que, por mais de uma década, dominou o mercado de carne da Bahia e deu origem, posteriormente, ao Frigorífico de Feira de Santana S/A (FRIFEIRA) quando foi diretor e 1º vice-presidente da FAEB na década de 80; em 1985 se afastou, retornando em 2000 para assumir a presidência, cargo que ocupa até hoje, acumulando com o de presidente do Conselho de Administração do SENAR – BA, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE – BA e, a partir de janeiro de 2012, 1º vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na gestão da Senadora Kátia Abreu.

João Martins Silva Filho ladeado pela sua mulher  Maria Luíza Baleeiro Martins e seus dois filhos Mariana Baleeiro e João Martins Neto

Pai de dois filhos e avô de quatro netos, a  atividade pecuária da Agropecuária João Martins S/A é composta de três propriedades rurais, situadas no estado da Bahia: a Grande Vista, no município de Feira de Santana, a Reunidas Maravilha em Itapetinga e a Alto Alegre em Baixa Grande. Em todas elas desenvolvemos a criação de gado Nelore PO, sendo que na Reunidas Maravilha atuamos na atividade de cria, recria e engorda de gado nelorado e na Alto Alegre também recriamos e engordamos bois. A gestão dessas fazendas é compartilhada com meus irmãos Marcelo e Antônio Carlos Martins, sendo que me dedico mais à Alto Alegre.