Homenagem

O casarão da Rua Dona Mariana, em Botafogo, onde Pitanguy dava aulas e operou mais 60 mil pessoas, inclusive estrelas internacionais Foto: Agência O Globo

EDIFÍCIO RESIDENCIAL IVO
A Rua Dona Mariana, em Botafogo, onde por 52 anos abrigou o casarão eclético onde funcionava a Clínica Ivo Pitanguy vai passar por uma roupagem nova. O imóvel onde o cirurgião — que morreu em 2016, aos 93 anos —trabalhou até 2014 passará por uma reforma e ganhará, no mesmo terreno, a companhia de um edifício residencial de 36 unidades, com três ou quatro quartos.

Antes escondida por um muro, a casa ganhará visibilidade para a rua, devolvendo à cidade a beleza icônica de sua arquitetura. A previsão é que a entrega do novo edifício ocorra daqui a 20 meses. No projeto, consta a restauração do casarão, de acordo com as determinações do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH): nele, funcionará uma área de convivência do condomínio.

A construção foi comprada da família do cirurgião plástico pela incorporadora Bait, no ano passado. As obras terão início assim que o empreendimento, que se chamará “Ivo”, em homenagem ao médico, for lançado. No endereço, Pitanguy operou com sua equipe mais de 60 mil pessoas.A informação foi divulgada pelo blog Capital, do GLOBO.

A CARPINTARIA RECEBE VISITANTES
A galeria Carpintaria, no Rio de Janeiro, começou a receber visitantes com agendamento prévio, neste sábado (22), para a mostra “Cities in dust”, com fotos, pinturas e esculturas de 15 artistas – como Barrão, Luiz Zerbini, Leda Catunda, Damián Ortega e Rodrigo Cass. Os agendamentos podem ser feitos através do email carpintaria@fdag.com.br.

USO DE MÁSCARAS EM  CRIANÇAS
A Organização Mundial da Saúde disse que crianças com 12 anos ou mais devem usar máscaras para ajudar a combater a pandemia de covid-19 nas mesmas condições que os adultos.

De acordo com a OMS e a Unicef, crianças entre seis e 11 anos devem usar o equipamento sob abordagem baseada em risco, enquanto crianças com 12 anos ou mais devem usar normalmente, especialmente quando a distância de um metro de outras não pode ser garantida e há transmissão generalizada na área.

MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO SERÁ VIRTUAL
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a 15ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (15ª CineOP) será realizada este ano em formato virtual. O evento, gratuito, ocorre de 3 e 7 de setembro. Desde sua criação, em 2006, na cidade mineira de Ouro Preto, o festival se destaca dos demais por se dedicar à preservação do audiovisual e a tratar o cinema como patrimônio cultural.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA LGBTI
A presença de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no audiovisual precisa ser ampliada. Sabendo da complexidade do tema e com o intuito de contribuir como uma janela de exibição dessa produção, o Festival Internacional de Cinema LGBTI chega a sua 5ª edição.

Anteriormente realizada em Brasília, desta vez a mostra é promovida online e totalmente gratuita. Quatorze produções audiovisuais com narrativas sobre diversidade e oriundas de vários lugares do mundo integram o festival, que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto no endereço www.votelgbt.org/flix