Lançamento

O  aniversariante deste sábado (5) Carlos Vonpinaz Barreto ao lado de  Rose Mendes Cruz e Ana Cristina Carvalho

LANÇAMENTO DO LIVRO LITERATURA INFANTIL
Nesta sexta-feira (05), a partir das 19h, o poeta e escritor Rogério Medrado faz lançamento do seu novo livro de literatura infantil “A Lua Rainha”, no Núcleo Pedagógico de Música em Itacaré na Bahia.

PROFESSOR BAIANO É SELECIONADO COMO CONSULTOR DA UNESCO
O professor e pesquisador soteropolitano, Doutor Israel Campos, foi selecionado como um dos mais novos integrantes do painel de consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação do Brasil (MCTI). O educador foi escolhido através de um edital que buscou pesquisadores com doutorado e experiência em áreas como Participação Social em todo o país.

RIO GASTRONOMIA COM VENDA DE INGRESSOS
Falta pouco para matar as saudades do evento mais gostoso do ano. Começou na quinta-feira (4) a venda de ingressos para a 14ª edição do Rio Gastronomia, que volta ao Jockey Club Brasileiro, na Gávea, de 15 de agosto a 1º de setembro. Desta vez, serão três semanas para curtir o melhor da culinária nacional. Os ingressos estão a venda pelo site Ingresse. O primeiro lote, promocional, dá direito a um ano de assinatura do jornal O GLOBO e desconto de 10% nos pratos do festival.

DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE
No dia 7 de julho se comemora o Dia Internacional do Chocolate, porque esta data marca a chegada do chocolate à Europa no século 15, quando era conhecido apenas pelos povos Maias e Astecas. O produto, apelidado do “ouro negro”, se tornou símbolo de status para a aristocracia europeia e se popularizou após a Revolução Industrial. No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746 de presente para um fazendeiro baiano. E foi aqui, a partir da Bahia, que o cultivo de cacau deu certo e o chocolate tornou-se sucesso entre os brasileiros.

FESTIVAL DE CINEMA DO SUBÚRBIO
A segunda edição do “Ferrovias – Festival de Cinema do Subúrbio” está com inscrições abertas até o dia 8. A iniciativa, que busca mapear e divulgar produções cinematográficas de realizadores do Subúrbio de Salvador, bem como filmes que abordem a região, prorrogou a data de encerramento das inscrições para permitir maior participação. No ato da inscrição, é necessário apresentar o RG (frente e verso) e o comprovante de residência, pois 60% das produções selecionadas serão de cineastas suburbanos.

“A HISTÓRIA DO ZOOLÓGICO” SERÁ ENCENADA NO PELOURINHO
O Espaço Cultural Casa 14, na Rua Frei Vicente, 14, Pelourinho, recebe a encenação de um dos maiores clássicos da dramaturgia mundial:  “A História do Zoológico”, (The Zoo Story), de Edward Albee. A direção é de Adson Brito do Velho, que coloca em cena os atores Alexandro Beltrão (no papel de Peter) e Admilson Vieira (interpretando Jerry). A peça estará em cartaz nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho, às 19h30.

FÓRUM DOS DISTRITOS INDUSTRIAIS DA BAHIA 
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) realiza, no próximo dia 9, a primeira reunião do Fórum dos Distritos Industriais da Bahia. O encontro contará com a participação de representantes das principais Associações e lideranças empresariais dos 15 Distritos Industriais baianos, dentre os quais, o Centro Industrial de Aratu, o Centro Industrial do Subaé, o Polo Industrial de Camaçari e os demais centros industriais localizados nos municípios de Vitória da Conquista, Ilhéus, Jequié, Barreiras, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Luís Eduardo Magalhães, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Cruz das Almas e Eunápolis.

EXPOSIÇÃO “ETERNO EGITO
A cultura egípcia e a crença de uma civilização na vida após a morte. Esse é o mote da exposição “Eterno Egito: a imortalidade nas coleções Viscondessa de Cavalcanti e Eva Klabin”, que abre as portas ao público carioca sábado (6), na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa. Em cartaz até setembro, a mostra conta com cerca de cem artigos, de 3 mil anos a.C até o século I d.C, que integram as coleções da empresária e colecionadora brasileira Eva Klabin (1903-1991) e da Viscondessa de Cavalcanti (1853-1946). Com curadoria de Helena Severo e Douglas Fasolato, a junção inédita dos acervos reúne peças e objetos de diferentes dinastias egípcias.

RESTAURANTE ESPECIALIZADO EM LÁMEN
Salvador vai ganhar no final de agosto seu primeiro restaurante especializado em lámen. À frente do projeto está o chef Vini Figueira, que vai colocar a operação bem próxima de onde já estão seus dois outros restaurantes: o Vini Figueira Mar e o Vini Figueira Gastronomia, na Travessa Bartolomeu de Gusmão, 101, Rio Vermelho.

WHATSAPP E CELULARES ABSOLETOS
Um dos aplicativos mais populares do mundo, o WhatsApp deixa de funcionar em mais de 15 modelos de celulares a partir de julho. Devido às constantes atualizações, alguns modelos de iOS e Android se tornam obsoletos e não possuem capacidade para suportar atualizações relacionadas à segurança e novas mudanças de software do app.

Chegou na Maison Pitombo a nova coleção de camisas primavera/verão 2025