Luto

Nelson Mandela

MORRE NELSON MANDELA
O ex-presidente e líder histórico da luta contra a segregação racial da África do Sul, Nelson Mandela, morreu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013. A notícia foi passada à nação e ao mundo pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma.

Mandela tinha 95 anos e há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o Apartheid, regime segregacionista que imperou durante décadas no seu país. Ele passou 27 anos preso para depois se eleger presidente da África do Sul, de 1994 a 1999.

Famoso por ter combatido o regime segregacionista do Apartheid, Madiba, como é carinhosamente chamado pelos sul-africanos, é uma das personalidades políticas mais bem vistas da história, clamado não só na África do Sul, mas em todo o mundo.

QUEM É QUEM
Logo mais, às 20 horas, numa iniciativa da sucursal regional da Tribuna da Bahia, o jornalista Antônio José Laranjeira receberá no Palacete Fróes da Motta, o mundo social e político da Bahia, quando realizará a solenidade de entrega do troféu QUEM É QUEM – Feira de Santana 180 anos as figuras mais expressivas do eixo Salvador-Feira de Santana. Entre as personalidades destacamos o prefeito Jose Ronaldo de Carvalho, senador da República João Durval Carneiro, deputado federal Colbert Martins, deputado estadual Zé Neto e o empresário Jurandir Almeida.

DOCUMENTÁRIO
Na noite deste sábado no Teatro Dona Canô na cidade de Santo Amaro da Purificação, será exibido o documentário sobre a carreira da professora Mabel Velloso filha de Dona Canô.

BEBIDAS AÇUCARADAS
Um estudo descobriu que a ingestão de bebidas açucaradas está associada ao aumento do risco de câncer de endométrio em mulheres na pós-menopausa. Pesquisas anteriores descobriram a associação entre essas bebidas e o diabetes tipo 2. Entretanto, o novo estudo foi o primeiro a associá-las a um tipo específico de câncer de endométrio.

A carioca Ana Rios, de 23 anos, lidera o movimento ‘Toplessaço’, que promete tirar a peça de cima do biquíni na Praia de Ipanema, no próximo dia 21 – Gustavo Miranda

TOPLESS NAS PRAIAS CARIOCAS
Marcado para o próximo dia 21 de dezembro, o evento “Toplessaço” conseguiu apoio no Legislativo carioca nesta quinta-feira. O vereador Elton Babú (PT) apresentou projeto de lei na Câmara do Rio que autoriza a prática do “topless” nas praias da cidade, no trecho entre o calçadão e o mar. A proposta, que foi protocolada nesta quinta e ainda não tem número, tramita nas comissões permanentes da Casa.

Caso o projeto seja aprovado na Câmara, a prática do topless nas praias cariocas necessitará de regulamentação da prefeitura para ser exercida legalmente. A lei também poderia ser vetada pelo prefeito Eduardo Paes, algo que Babú não acredita que acontecerá.

Um “Toplessaço” está marcado para ocorrer na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, no dia 21 deste mês, que marca o início do verão. A manifestação – marcada para começar às 10h – tem sido divulgada no Facebook pela atriz e produtora de teatro Ana Rios e pela estudante Bruna Oliveira, ambas de 23 anos. Resultado: em menos de 72 horas, foram mais de 4 mil nomes confirmados até a tarde desta quinta-feira.

MISTURA DE ÁLCOOL COM ENERGÉTICO
Misturar energético com bebida alcoólica é um hábito muito comum entre jovens, principalmente entre os que querem ter “gás” suficiente para curtir uma noite de balada. Mas uma nova pesquisa lança um alerta para quem costuma apostar nesta combinação, que, segundo o estudo, aumenta o risco de embriaguez. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

1ª BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA
Há 200 anos, a caricatura usa o desenho para fazer provocações sobre os principais acontecimentos da sociedade brasileira. Agora, trabalhos de vários mestres dessa área estão reunidos na 1ª Bienal Internacional da Caricatura, com 30 mostras, em diversos estados. Aqui no Rio, o destaque é o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), com desenhos de seis artistas, como o pioneiro Manuel de Araújo Porto-Alegre.

Além dos tradicionais desenhos de Araújo Porto-Alegre, o CCJF abriga trabalhos de Cau, Gomez, Alpino e Glem Barbosa, e mostra que a caricatura não se limita ao papel. Com argila, o artista Zé de Andrade cria divertidas esculturas de personalidades da vida pública.

LANÇAMENTO RIO DE FÉ
“Rio de Fé, um encontro com Papa Francisco”, dirigido por Cacá Diégues, foi lançado em DVD na Livraria da Travessa do Leblon  no Rio de Janeiro nesta quinta-feira 5. O filme se passa durante a Jornada Mundial da Juventude – Rio2013 e, a partir de diferentes histórias de peregrinos, voluntários, das falas do Papa Francisco e também da sociedade, propõe uma reflexão sobre tolerância e fé, e a propagação de uma cultura do encontro, de paz e respeito entre os povos.

Isabel Diégues e seu filho José Pedro

Silvia e Bernardo Pontes

Cacá Diégues e Tereza Bulhões

Daisy Munhóis e Renata Magalhães

Julia Magalhães e Marcos Didonet

Marina Sertã e Eunice Maciel

Ana Murgel, Beijamin Paz e Renata Magalhães

Cacá Diégues e Patricia Leal

Fotos:Cristina Granato

 

Deixar um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.