Luto

O ex-secretário do Meio Ambiente Eugênio Spengler

MORRE AOS 58 ANOS EX-SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DE SALVADOR
O ex-secretário do Meio Ambiente Eugênio Spengler morreu no sábado (13), em Goiânia, aos 58 anos, vítima de um infarto. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa em suas redes sociais na manhã deste domingo (14). Spengler comandou a pasta entre os anos de 2010 e 2017, nos governos Rui e Jaques Wagner, e atualmente atuava na pasta responsável pelo meio ambiente e desenvolvimento sustentável de Goiás.

DESCOBERTO POSSÍVEL CERVEJARIA MAIS ANTIGA DO MUNDO
No sábado (13), o Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito divulgou a descoberta do que pode ter sido “a cervejaria em escala industrial mais antiga do mundo” na cidade de Abidos, segundo publicação do The Times of Israel. A cervejaria foi encontrada em Abidos, no sul do Egito, e segundo os arqueólogos, a bebida era aparentemente usada em rituais de sacrifício.

Os arqueólogos descobriram que a cervejaria data de 3.000 a.C., durante o reinado do rei Narmer, que é amplamente considerado o primeiro governante de um Egito unificado e o fundador da Primeira Dinastia (3150 – 2613 a.C.).

RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS EM SALVADOR
A Justiça determinou neste domingo (14) a retomada imediata das aulas presenciais nas instituições particulares de ensino básico em Salvador. A decisão é da juíza Juliana de Castro Madeira Campos, da 6ª Vara da Fazenda Pública e atende a uma solicitação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA).

PALÁCIO DOS ESPORTES EM SALVADOR  VAI VIRAR HOTEL
Ao lado da estátua de Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador, e de frente para a Baía de Todos-os-Santos, o Palácio dos Esportes, pertencente ao Estado da Bahia, será vendido para dar lugar a um novo empreendimento turístico. O projeto de lei, que prevê a alienação do imóvel, foi aprovado na Assembleia Legislativa, em sessão realizada na quinta-feira (11), e segue para a sanção do governador Rui Costa.

Exemplar da art decó, o Palácio dos Esportes foi inaugurado em 1930, no lugar do Theatro São João (incendiado em 1923), e ocupa área de mais de 1,6 mil metros quadrados, numa das regiões mais visitadas da capital baiana.

O famoso vermelho-valentino nesta edição da Alta Costura por Pierpaolo Piccioli Credit…Divulgação Valentino

A ALTA-COSTURA
Cada vez mais, a alta-costura levanta questões que dizem respeito ao seu lugar no mundo. É o único lugar onde as roupas viram obras de arte e as clientes são chamadas de colecionadoras. É onde a moda se compromete com inovação, criatividade e excelência técnica, mantendo vivos saberes manuais de artesãos e artesãs que muitas vezes ultrapassam os limites de suas habilidades. Terreno fértil para que designers trabalhem livremente sem se preocupar com budget, tempo ou demanda de massa. Esse é o papel que cabe à alta-costura hoje: um sonho de dentro pra fora.

Valentino e Schiaparelli são bons casos de marcas tradicionais que romperam com a alta-costura à moda antiga, introduzindo uma abordagem mais moderna. Enquanto Pierpaolo Piccioli cria peças que parecem casuais e simples na silhueta, mas são complexas e elaboradas no fazer, Daniel Roseberry impacta com sua interpretação contemporânea do surrealismo que inspirava Elsa Schiaparelli.

Da turma nova que está chegando, vale destacar os mais disruptivos, como Sterling Ruby e Charles de Vilmorin que, aos 24 anos, é o novo prodígio da couture, apadrinhado por Jean Paul Gaultier e seguido nas redes por nomes como Marc Jacobs e Alessandro Michele.