Luto

Jornalista Anna Ramalho

LUTO NO JORNALISMO
O colunismo social, está de luto desde quarta-feira (27) com a morte de Anna Maria Ramalho, aos 73 anos. Anna Ramalho só interrompeu as atividades em junho após ser diagnosticada, um mês antes, com dois tumores no pulmão esquerdo. Corajosa, escreveu sobre a doença em seu site para influenciar outros fumantes. Internada no começo deste mês na Casa de Saúde São José, em Botafogo, estava com esperanças de se recuperar. Mas a doença venceu sua fé e a enorme alegria de viver. Uma infecção pulmonar que causou uma embolia no pulmão provocou a falência respiratória na tarde de ontem e deixou uma imensa em seus amigos e admiradores.

Em sua longa carreira, iniciada em 1971, na “Revista Manchete”, e que prosseguiu em “Estado de S. Paulo”, Anna chegou a flertar com a publicidade, mas o local para vicejar seu talento insuperável era mesmo no jornalismo. As portas foram reabertas em “O Globo”, em 1977. Lá trabalhou como assistente nas colunas de Ibrahim Sued e Carlos Leonan, na Coluna Swann. Ainda trabalhou com Boechat. Em 1990, foi trabalhar com Zózimo Barroso do Amaral, no Jornal do Brasil.

BAILE FAVELLÊ
No próximo dia 13 de agosto Salvador realiza uma edição especial do Baile Favellê. O evento, que acontece na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho, a partir das 19 horas, é voltado para convidados da imprensa e do setor cultural e artístico da capital baiana e vai reunir 25 artistas que integram o selo Favellê Music, idealizado pelo multinstrumentista Marivaldo dos Santos.

AINDA TEM SOL EM IPANEMA
Livro vencedor do Prêmio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2021, da Câmara Municipal de Sintra, Ainda tem sol em Ipanema, de Luís Pimentel, é lançado no Brasil e em Portugal. A edição brasileira está sendo distribuída e já se encontra no site da Editora Faria e Silva. Ainda tem sol em Ipanema terá lançamento nacional no Rio, na Livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37), no dia 30 de julho (um sábado, a partir das 13 horas).

FESTIVAL TERRITORIAL DA PESCA ARTESANAL E AQUICULTURA
Será realizado no próximo sábado (30), no Terminal Pesqueiro de Sobradinho o ‘1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura’, organizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados dos Peixes de Sobradinho (Coopes), terá comercialização de produtos derivados da tilápia, palestras, oficinas, feira e Cozinha Show.

PARQUE UNIVERSITÁRIO
O Loteamento Parque Universitário, primeiro bairro planejado da região da Universidade de Feira de Santana (Uefs), é o novo vetor de crescimento da cidade. Contemplado com toda infraestrutura de um bairro moderno, o Parque Universitário conta com avenidas largas e urbanizadas, sistema de drenagem, sistemas de iluminação pública, abastecimento de água, além de áreas verdes e espaços dedicados ao lazer.

De acordo com o diretor do empreendimento, Alexandre Klubi, toda a primeira etapa foi vendida com sucesso, e muitas pessoas já começaram a construir as residências. Só de áreas institucionais, somando o Parque Universitário I e II, são sete áreas institucionais, dedicadas à escola, posto de saúde, creches, Centro Comunitário, tudo que a comunidade precisa.