Miss

 

Maria Martha Hacher Rocha

MARTHA ROCHA FOI MORAR EM POUSADA PARA IDOSOS
A eterna Miss Brasil, Martha Rocha, 82 anos, comunicou na última sexta-feira (8), que foi morar em uma pousada para idosos por questões financeiras. Ela contou o caso por meio do Facebook e disse não se sentir “diminuída, humilhada por isso”.

Um dia depois, Martha também publicou na rede social que pensou muito antes de contar sobre a situação, por medo de ser “mal interpretada”. Ela foi casada com o milionário o banqueiro argentino Álvaro Piano.     “Com a fuga de Jorge Piano com todo meu dinheiro, nem pensei em pedir ajuda… Superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo os quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso Miss Brasil. Para mim, meus amores, este assunto está encerrado”, escreveu.

Martha Rocha aos 18 anos

Nascida em Salvador, Maria Martha Hacker Rocha  é a sétima filha do casal Álvaro Rocha e Hansa Rocha. Aos 18 anos participou do Miss Bahia, venceu e logo após tornou-se Miss Brasil. Ela foi a primeira mulher a conquistar o prêmio. Em julho de 1954, chegou aos Estados Unidos e as pesquisas já a consideravam eleita Miss Universo. Martha ficou em 2º lugar e diz a lenda que a perda do o título de Miss Universo para a norte-americana Miriam Stevenson se deu a duas polegadas a mais nos quadris. O segundo lugar deu a Miss a fama absoluta. Depois do concurso, Martha Rocha tornou-se referência nacional de beleza.

Mesmo com o segundo lugar, Martha encontrou a glória. Ela frequentou as melhores e mais graduadas rodas. Trabalhou como modelo e garota propaganda em estúdios de Hollywood. E, no Brasil, gravou dois discos com um dos maiores furacões musicais do Brasil delicado daquela metade do século 20: a cantora Emilinha Booooooorrrrba.

Aos 23 anos, Martha ficou viúva do primeiro marido, o banqueiro argentino Álvaro Piano, morto num acidente de avião. Com ele, teve dois filhos: Álvaro, hoje com 50 anos, e Carlos Alberto, 49. A filha mais nova, Cláudia, 42, é fruto do segundo casamento, com Ronaldo Xavier de Lima. Em 1995, teve todas as suas economias roubadas pelo cunhado, Jorge Piano, fundador da Casa Piano, um das maiores casas de câmbio do Rio de Janeiro na segunda metade do século 20.

Martha Rocha aos 40 anos

Jorge fugiu para o exterior com o dinheiro da musa, de outras figuras-símbolo da carioquice típica (se é que existe outra), como o colunista Ibrahim Sued, e de mais 700 incautos. Martha prefere não revelar quanto perdeu.

Em dificuldade, ela vendeu seu apartamento de quatro quartos na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos pontos mais exuberantes do Rio e do País, para saldar compromissos, evitar a bancarrota e sobreviver enquanto reorganizava as finanças pessoais.

Em 2001, soube que tinha câncer de mama. O tratamento foi longo, mas felizmente controlou a doença. A eterna Miss Brasil sobreviveu. Varreu tudo para fora de sua passarela com altivez e a luminosidade que ainda cintila no par de olhos espantosamente azul.

Hoje, vive afastada da agitação. Morou  em Volta Redonda, cidade do Vale do Paraíba fluminense às margens da Via Dutra, com 262 mil habitantes, distante 134 quilômetros do Rio e 280 quilômetros de São Paulo. Depois de alguns anos foi morar em Niterói.

Martha e seu irmão e seu sobrinho na noite do Troféu Imprensa NoiteDia

No ano de 2002 o colunista Ailton Pitombo traz Martha Rocha a Feira de Santana para ser homenageada pelo Jornal NoiteDia no festa do Troféu Imprensa realizada no dia sete de dezembro, na Estação da Música onde recebeu o título da mais bela Mulher do Século.

Mais uma vez o colunista Ailton Pitombo no ano de 2003 convida  Martha Rocha para voltar a Feira de Santana. Na noite de 20 de outubro, com elegante e movimentado jantar no Restaurante Rancho Catarinense da Avenida Maria Quitéria, Martha Rocha comemora seus 50 anos de Miss Bahia e Miss Brasil.

Maria de Lurdes Silva, Eliana Costa, Odejane Franco, Sueli Costa, Ailton Pitombo, Martha Rocha, Soraia Campos, Zuleide Bastos, Cidinha Kruschewsky, Julieta Marques, Haiana Freitas e Luci Silva

Nessa noite, o colunista fez o lançamento do Troféu Martha Rocha onde homenageou com o mesmo as dez senhoras mais elegantes da nossa sociedade. Foram elas: Dra. Maria de Lurdes Silva, Eliana Mara Costa, Zuleide Bastos, Luci Silva, Julieta Marques, Soraya Campos, Dra. Odejane Franco, Sueli Costa, Cidinha Kruschewsky e Haiana Freitas.

Na manhã de 21 de outubro de 2003, o Women”s Club oferece movimentado almoço a eterna Miss Brasil no restaurante Picuí. Nessa noite,  o colunista abre o vernissage da exposição “Sentimento”, com as obras de óleo sobre tela de Martha Rocha no Boulevard Shopping, com coquetel oferecido pela O Boticário.