Mistérios

FENÔMENOS MISTERIOSOS  EM NOSSO PLANETA
Nosso planeta está cheio de mistérios, e frequentemente nos deparamos com fenômenos que chamam atenção pela raridade e por serem diferentes do que estamos acostumados. Confira, a seguir, uma série de fenômenos que talvez você até hoje não tenha conhecido.

Misterioso lodo vazando na China.

Em 2013, totalmente de repente, uma substância misteriosa, semelhante a lama, começou a vazar de uma rachadura no meio de uma estrada na China. Muito especulou-se sobre o que poderia vir a ser o lodo, mas até hoje não se tem certeza absoluta sobre a sua composição.

O governo chinês argumentou que o evento ocorreu por conta de um vazamento em uma área que estava em construção, mas a explicação não convenceu a todos.

Olho do Saara

Esta estranha estrutura fica localizada no meio do Deserto do Saara, e por conta de sua semelhança com um olho é que ela recebeu este nome. Inicialmente, os cientistas imaginavam que a formação (que esbanja 40km de diâmetro) poderia ter sido formada pelo impacto de um asteroide. Estudos posteriores, no entanto, apontaram que o Olho do Saara foi resultado da erosão.

A fissura de White Rim Trail

Conhecida como “Black Crack”, esta enorme fissura natural fica localizada no Parque Nacional de Canyonlands, em Utah-EUA. Apesar de ter sido formada naturalmente, ela de fato foi expandida por mineradores na década de 1950. Atualmente, é um dos pontos turísticos mais relevantes do parque.

Lagos bioluminescentes

Esses lagos podem ser extremamente bonitos visualmente, mas a verdade é que escondem uma realidade nem tão bela assim. Os responsáveis pelo brilho são os Noctiluca scintillans, que naturalmente não possuem esta característica, mas a desenvolvem quando são perturbados pela poluição na água.

Montanhas arco-íris, na China

Consideradas patrimônio mundial da UNESCO, essas montanhas localizadas no parque geológico de Zhangye Danxia são como obras de arte feitas na natureza. Uma verdadeira pintura natural.

A Floresta Torta

Essa floresta, localizada em Nowe Czarnowo, na Polônia, possui uma característica única e misteriosa: suas árvores crescem de forma totalmente distorcidas. São cerca de 400 árvores, todas plantadas em meados de 1930, que crescem com uma curvatura de 90º na base.

Os cientistas acreditam que as árvores tenham ficado desta forma por conta da ação humana, mas ainda não sabem explicar exatamente como.

Geleiras que “sangram”

Durante muito tempo foi um mistério o motivo pelo qual essas geleiras na Antártida pareciam sangrar. Hoje em dia, contudo, já se sabe que a “culpa” está na oxidação do ferro contido na água congelada, que desenvolve uma coloração avermelhada e provoca tal fenômeno.

O vulcão de Ijen

O vulcão de Ijen, na Indonésia, é famoso por conta de sua lava azul. No entanto, tal coloração não tem nada de belo no fim das contas. O azul vem do gás sulfúrico que é queimado em temperaturas acima de 360ºC e entra em contato com o oxigênio no ar.

Pyura chilensis – A “rocha viva”

Parece uma pedra, mas é um animal marinho, que vive principalmente no Chile. Não possui órgãos sensoriais ou cérebro, e é consumido como uma especiaria em vários países, mas especialmente no Chile e Peru.

Cachoeira subaquática

Esta paisagem foi fotografada nas Ilhas Maurício, e apesar de parecer uma cachoeira subaquática, tudo não passa de uma ilusão de ótica feita pela própria natureza, o que não faz com que o lugar seja menos bonito!

Erupção vulcânica/tempestade

Um dos fenômenos mais assustadores (e igualmente impressionantes) já registrados, esta erupção ocorreu no Chile, causando terror nas populações próximas. Os cientistas explicaram, na ocasião, que a tempestade de raios ocorreu por conta da eletrificação das partículas de poeira lançadas pela erupção.

Buraco de gelo na Antártida

Este buraco gigantesco localizado na Antártida foi descoberto com o uso de equipamentos robóticos em 2017, impressionando a comunidade científica. Muito se discutiu sobre o que poderia tê-lo formado, mas os cientistas já chegaram na conclusão de que trata-se de um fenômeno chamado “polínia”, que consiste na formação de uma área de águas abertas em meio ao gelo fixo.

“Donuts” de gelo

Este fenômeno meteorológico raro faz com que quantidades consideráveis de gelo se aglomerem em um formato que lembra um donut. O buraco no meio do gelo é formado pela ação do vento na primeira camada do círculo, que normalmente é mais fraca e acaba cedendo.

Chuva vermelha em Kerala

No ano de 2001, em Kerala, na Índia, a população local foi pega de surpresa por uma chuva de coloração avermelhada, que apavorou quem estava na rua e acabou por tingir a roupa de quem se molhou. No entanto, estudos posteriores confirmaram que tudo ocorreu por conta da presença de esporos transportados pelo ar de algas do gênero Trentepohlia.

O ruído de Taos

Em Taos, na região do Novo México, muitos moradores afirmam ouvir um misterioso ruído contínuo e inexplicável até hoje. Os relatos começaram a surgir nos anos 90, e o mais curioso é que apesar de muitos confirmarem ouvir o barulho, alguns simplesmente parecem não ser afetados.

Arco-íris branco

Este belo fenômeno é formado por partículas de água realmente muito pequenas, com menos de 0,05mm.

Rosa do Deserto

Não são rosas de fato, mas formações de gesso ou barita, normalmente com uma grande quantidade de areia em volta. Essas “rosas” podem ter até 10cm de diâmetro, e pode ser realmente muito grandes”. O maior aglomerado destas rosas já encontrado pesava nada menos que 454kg.