Perda

Marília Mendonça

O BRASIL ESTÁ DE LUTO COM FIM DO BRILHO DE UMA ESTRELA
A página lamenta a morte da cantora Marília Mendonça, uma perda imensurável, assim como do copiloto Tarciso, Piloto Geraldo Martis, Produtor musical Henrique Ribeiro e ao assessor Abicieli Silveira. Marília mostra seu sofrimento intenso em “Todo Mundo Vai Sofrer”, talvez a melhor canção do repertório dela. A música é uma bachata, o ritmo derivado do bolero que domina o sertanejo hoje com bongôs tristes e o insistente güira, um cilindro de metal.

GASTRONOMIA JAPONESA
Salvador vai ganhar nas próximas semanas um novo restaurante especializado na gastronomia japonesa.Trata-se do Zuuk, que irá funcionar no Caminho das Árvores, com projeto da arquiteta Stephanie Mattos. O velório de Marília Mendonça será, neste sábado (06), no ginásio Goiânia Arena, em Goiânia.

 MISS BRASIL 2020 JULIA GAMA NÃO ESTARÁ PRESENTE NA FINAL DO MISS BRASIL
A Miss Brasil 2020, que foi vice-campeã do Miss Universo, foi desconvidada do evento desse ano. Desapontada com a decisão da Organização, ela escreveu um desabafo em suas redes sociais.

“Queridos Missamores, é com tristeza que hoje venho anunciar oficialmente que não estarei presente na final do Miss Universo Brasil 2021. Esta foi a decisão da Organização do Miss Universo Brasil, que após haver formalmente me convidado para participar do evento, há poucos dias atrás me enviou um novo e-mail dispensando minha presença. Como eles não deram explicações do porquê de tal decisão me resta respeitar a decisão deles mesmo sem entendê-la”.

CENTENÁRIO DA MORTE DE RUY BARBOSA
Nascido no dia 05 de novembro, há 172 anos, em Salvador, o grande orador baiano terá o centenário de sua morte (1º de março de 1923) relembrado no ano de 2023. Organizado pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e mais 12 instituições ligadas à trajetória de Ruy Barbosa, o evento teve detalhes da programação revelados na sexta-feira (5).

Revelando novas facetas do homenageado, serão promovidos seminários temáticos sobre Ruy. Com os temas “Ruy Jornalista”, “Ruy e as Finanças Públicas”, “Ruy na Diplomacia”, “O jurista Ruy Barbosa”, “Ruy e a política” e “Ruy abolicionista”, os encontros serão realizados a cada dois meses, no período de março de 2022 a março de 2023 e contará com a presença de especialistas de todo o Brasil.

Também estão previstas como parte das atividades do centenário de falecimento a exposição temática em shopping; a criação de um hotsite sobre sua vida e legado; a criação da medalha Rubem Nogueira – honraria instituída pela ABI que será concedida a figuras importantes para a história do Museu Casa de Ruy Barbosa – e a criação de um selo comemorativo do evento.

PRÊMIO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NAS ESCOLAS
O Prêmio PI nas Escolas, primeiro concurso voltado para incentivar a inserção de propriedade intelectual em escolas brasileiras, está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês. Podem se inscrever professores e gestores escolares de qualquer etapa da educação básica, do ensino infantil ao ensino médio, de escolas públicas ou privadas.

O valor total a ser distribuído aos finalistas é R$ 124.554,26. O prêmio é uma iniciativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), autarquia vinculada ao Ministério da Economia. As inscrições podem ser feitas no Portal do Inpi.

CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES EM SETEMBRO DE 2022
De 15 a 18 de Setembro de 2022 será realizado em Porto Seguro o XX Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores. Evento totalmente gratuito e aberto a participação de professores, estudantes, escritores, jornalistas, poetas e povo em geral. Não é um evento só para trovadores, mas para todos que apreciam a literatura, poesias, trovas e boa música de serenata. Visitas técnicas (passeio) nos locais históricos.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE OS QUATRO DIAS:
Concurso de poesias e de trovas; baile dos trovadores; contação de histórias; palestras. missa em trovas; poesias e trovas, acadêmicos com a veste talar; lançamento e re lançamento de livros de escritores e poetas do estado da Bahia e do Brasil; sarau poético e varal de poesias, com trabalhos acadêmicos das Academias de Letras do Estado da Bahia e do Brasil; vídeos. bate papo com o escritor. Conheça os escritores e poetas. Serenata dos poetas trovadores; oficinas gratuitas de criação poética. Concurso relânpago de trovas.

CITY TOOR
Santa Cruz de Cabrália, local da Celebração da primeira Missa. Feira dos Índios Pataxós. Visita ao marco do Descobrimento e Show de Capoeira. Visita a Arraial da Ajuda, Axé Moi e Toa Tôa. By Night após o encerramento da programação Cultural por volta das 22 horas visita a passarela do descobrimento antiga Passarela do Álcool, para Jantar e degustação (por conta de cada um), com música ao vivo em diversos locais.