Sarau

 

A educadora Fátima Pitombo

UMA TARDE COM VINICIUS
Fátima Pitombo, professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Centro Estadual de Educação Magalhães Netto – CEA, realizou nessa unidade escolar quinta-feira, 25/07, movimentado sarau  comemorativo do centenário de Vinicius de Moraes, que contou com a participação de estagiários do Instituto de Letras da UFBA, alunos da casa, coordenadores pedagógicos, direção geral, professores, bibliotecários e o artista também aluno Tote Gira, que abrilhantou a tarde cultural com sua voz incomparável.

 GEOPARQUE PELA UNESCO
A região de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, localizada a cerca de 400 km de Salvador, no centro da Bahia, pode se tornar um Geoparque pela Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (UNESCO). A notícia foi dada  na cidade de Morro do Chapéu, durante a abertura da 2ª etapa do ‘Projeto Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina’, sob iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Ba), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

PREMIADOS DA 8ª OBMEP
Destaques da 8º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2012), educandos das Cases Zilda Arns e Juiz Melo Matos, unidades de internação da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), em Feira de Santana, receberão menção honrosa da Sociedade Brasileira de Matemática, na próxima segunda-feira (29), às 14:30h, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Karina Tubone, Lívia Tubone, Arissa Tubone e Yukari Tubone com o primo Yuri Pitombo Tubone futuro méco da família

ACADEMIA DA SAÚDE
O prefeito José Ronaldo de Carvalho autorizou a construção da Academia da Saúde, iniciativa desenvolvida através de parceria entre o Governo Municipal e o Ministério da Saúde. A Academia da Saúde será construída Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira e contará com uma área de 330 metros quadrados e será totalmente equipada. As atividades físicas serão gratuitamente com todo o acompanhamento de profissionais de saúde.

LEVAGEM DA LENHA
O secretário de Cultura de Feira de Santana, Jailton Batista junto com diretores do Centro Universitário, se reuniram com o pároco da Igreja Matriz, monsenhor Nery e membros da paróquia com a finalidade de resgatar a ‘Levagem da Lenha’ da Festa de Sant’Ana. A ‘Levagem da Lenha’ era uma manifestação popular e religiosa que fazia parte dos festejos  em louvor à padroeira. 

Nilton e Silvia Mascarenhas aniversariante deste sábado

HORMÔNIO DO PRAZER SEXUAL
A ocitocina, mágico hormônio do prazer sexual e do contato físico com o semelhante, tem seus efeitos colaterais, revela um estudo publicado esta semana pela revista “Nature Neuroscience”. Pesquisadores da Universidade Northwestern, dos Estados Unidos, descobriram em um teste feito em ratos que a substância desempenha papel importante na intensificação emocional das memórias negativas, o que faz aumentar o medo em futuras situações de estresse.

ZUMBA
Cláudia Leitte, a cantora, investe pesado no seu lado de empresária. Em agosto, ela vai ajudar a trazer para o Brasil o zumba, um programa de exercícios que surgiu na Colômbia. Ele mistura ritmos numa coreografia eletrizante. Promete derreter gorduras por todos os lados do corpo.

Lua cheia poderia influenciar duração e qualidade do sono (Foto: Pedro Sánchez/Notimex/Arquivo AFP)

FASES DA LUA
As quatro fases da lua podem ter mesmo efeito sobre o sono das pessoas, segundo um novo estudo feito na Suíça. A pesquisa, que será publicada na edição de 5 de agosto da revista “Current Biology“, aponta que, na lua cheia, a atividade cerebral ligada ao sono profundo diminui até 30%.

Durante essa fase lunar, os indivíduos pesquisados também demoraram 5 minutos a mais para adormecer e, ao longo da noite, descansaram 20 minutos a menos, em média.

Além disso, os participantes apresentaram níveis mais baixos de melatonina (hormônio que regula os ciclos de sono e vigília) durante a lua cheia, e disseram que o sono foi mais “pobre” nessa época.

 

Deixar um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.