Toque

Guto e Luci Silva em tempo de carnaval

TOQUE DE RECOLHER PODEM SER RETOMADOS NA BAHIA
Anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (16), restrição para o funcionamento de algumas atividades econômicas pode voltar a ocorrer na Bahia, por conta dos altos índices de contaminação e de mortes causadas pela covid-19.

NOTA DE PESAR 
Faleceu na ultima segunda-feira 15, Gabriela Santana Ottan filha do empresário Osvaldo Ottan. A mesma sofria de CA e fazia tratamento há muitos anos. Seu sepultamento aconteceu no mesmo dia em Feira de Santana.

ALEMÃES ATIVAM MÁQUINA QUE IRÁ MUDAR O MUNDO
Uma das maiores descobertas da ciência recente foi conseguir colocar, pela primeira vez, uma máquina de fusão nuclear funcional. E sim, na Alemanha a máquina Wendelstein 7-X foi capaz de confirmar tal feito. A máquina tem o mesmo principio do sol: funde átomos para gerar energia. Ela é o oposto da energia nuclear que temos hoje, que funciona através da fissão.

Por 30 anos, a humanidade esteve pesquisando a fusão nuclear na esperança que isso se transformasse em uma fonte inesgotável de energia. Ao dominar a fusão nuclear, vamos estar perto de uma fonte de energia inesgotável, e isso deve mudar o planeta para sempre:vamos poder dessalinizar água salgada, um dos exemplos, é transformar desertos em grandes fazendas – eliminando a fome -, podemos fazer o custo do transporte cair também.

O Wendelstain 7-X é uma máquina com 16 metros de diâmetro, que tenta imitar as condições das estrelas para fundir átomos e produzir energia, produzindo assim um campo magnético para segurar o plasma gerado no processo.

JUSTIÇA DERRUBA LIMINAR
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), através de seu presidente e desembargador Lourival Trindade, decidiu suspender uma das liminares que permitia o retorno das aulas presenciais no estado da Bahia. O pedido de suspensão da liminar foi feito pelo Governo do Estado da Bahia.

APROVADO O USO EMERGENCIAL DA VACINA DE OXFORD
A Organização Mundial da Saúde aprovou na segunda-feira (15) o uso emergencial da vacina contra covid-19 desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca. A autorização abrange as versões do imunizante desenvolvidas pela própria AstraZeneca-SKBio, na Coreia do Sul, e no Instituto Serum, na Índia. Ao integrar a lista do órgão, as vacinas poderão ser oferecidas por meio da plataforma Covax, iniciativa da OMS que visa garantir o acesso às vacinas contra a covid-19 a países mais pobres.

CEPA ‘BRITÂNICA’ DO CORONAVÍRUS É MAIS MORTAL QUE VARIANTE
Órgão de saúde britânico anunciou em relatório que a variante VUI-202012/01 do coronavírus é entre 30% e 70% mais mortal do que o vírus original. A conclusão foi tirada por cientistas do Grupo Consultivo de Ameaças de vírus Respiratórios Novos e Emergentes (NERVTAG, na sigla em inglês), no Reino Unido, tendo em vista casos da covid-19 em instituições médicas em Londres.

Segundo relatório científico publicado, o risco de morte elevado estaria ligado com o aumento da carga viral durante o contágio da cepa “britânica” do coronavírus, o que leva à forma mais grave da doença. O premiê do país, Boris Johnson, afirmou que a mutação seria 30% mais fatal que o vírus original e até 70% mais propensa à propagação.

NA MAISON PITOMBO OS ARCOS DE CRISTAIS PARA CABELO