Turismo

O médico João Vitor do Vale aniversariante desta quinta-feira

TREM TURÍSTICO LIGARÁ OS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS
Um trem turístico ligará os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais a partir de fevereiro de 2023, quando a rota começará a funcionar em estágio inicial. O projeto já vinha sendo idealizado desde 2016, mas as obras de reforma e manutenção dos trilhos só começaram de fato no último dia 27 de junho.

Nesse primeiro momento, o trem percorrerá 37km entre Três Rios (RJ), Sapucaia (RJ) e Chiador (MG). A ideia é que sejam realizadas duas viagens por dia, uma de manhã e outra à tarde, aos sábados, domingos e feriados. O trajeto deve durar entre 2h e 2h30. O trem usado na viagem, que passará pela Zona da Mata Mineira, terá quatro locomotivas, 15 carros de passageiros, um vagão-restaurante e capacidade para 873 pessoas. Ele pertencia à Vale e está sendo reestruturado para receber passageiros

NOTA DE FALECIMENTO
Faleceu na quarta-feira (13) em Salvador aos 77 anos o artista escultor Tatti Moreno. Era o escultor dos orixás flutuantes do Dique do Tororó, que virou cartão-postal de Salvador. Seus trabalhos estão em diversos lugares pelo Brasil, no Lago Paranoá, em Brasília, nos jardins da Estação Tucuruvi do Metrô de São Paulo e no Jardim Botânico, no Rio. O velório está previsto para 11h30 desta quinta-feira (14), no cemitério Jardim da Saudade. O artista e escultor deixa viúva e três filhos.

FEIRA CAFÉ FOFOCA E ARTE
O Dia do Amigo será celebrado no Feira Café Fofoca e Arte  em nova edição nos próximos dias 16 e 17 de julho, a partir das 11h, no Hotel Vila Galé, em Salvador. No espaço, o público contará com diversas opções de artesanato, moda, decoração e comidas para presentear os amigos. A entrada é gratuita.

FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DE ITACARÉ
A 9ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré acontece entre os dias 28 de julho e 28 de agosto com o tema “Saúde, Bem-Estar e Vida”. Tradicional festividade do calendário oficial do município, o festival traz como proposta a valorização dos aromas e sabores locais e será palco para a participação dos artistas da culinária, mestres do sabor, que representam a variedade e a criatividade do povo itacareenese.

LEI FACILITA MUDANÇA DE NOME EM CARTÓRIOS
Mudar o nome diretamente em Cartório de Registro Civil, independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência (salvo suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação) e de decisão judicial, passou a ser permitido no Brasil a qualquer pessoa maior de 18 anos. Esta é uma das novidades introduzidas na Lei de Registros Públicos pela nova legislação federal (nº 14.382/22).

ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA COMEMORA 77 ANOS
Dentre os dias 16 e 22 de julho, a Academia Brasileira de Música apresentará, na Sala Cecília Meireles, a série Brasilianas 2022, promovendo concertos comemorativos dos 77 anos de sua fundação. Serão quatro espetáculos, nos quais será apresentado um amplo repertório de obras de compositores brasileiros, com especial destaque para os atuais acadêmicos, que serão homenageados por seus aniversários de 90 anos (Kilza Setti), 80 anos (Jorge Antunes), 70 anos (Amaral Vieira) e 60 anos (Liduíno Pitombeira).

A série conta com a participação especial de diversos conjuntos. O Coro Brasil Ensemble e as sinfônicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a da Universidade Federal Fluminense já têm um histórico de colaboração com a ABM, sendo grupos que sempre se dedicaram ao repertório nacional. A Orquestra Acadêmica da Unesp e a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga participarão pela primeira vez e trazem para a série o frescor das novas gerações de instrumentistas, atuantes no meio universitário e nos projetos sociais.