Aniversário

Antonio Carlos ao lado da sua mulher Marcia Maria Gomes Simões aniversariante dessa segunda-feira

PROJETO ARRECADA AGASALHOS EM SALVADOR
A partir desta segunda-feira (2), o projeto “Salvador Invisível” arrecadará agasalhos que serão doados a pessoas em situação de rua. A iniciativa contará com pontos de coleta localizados nos shoppings Barra, Itaigara, Paseo e Piedade. Poderão ser ofertados agasalhos, lençóis, cobertores, roupas, meias, calçados, entre outros, que estejam em bom estado de conservação.

FESTIVAL DE CINEMA OLHAR PERIFÉRICO
Reunindo 33 produções que retratam as periferias de diversos estados brasileiros, o Festival de Cinema Olhar Periférico tem início nesta segunda-feira (2), com transmissão através da plataforma Cultura em Casa. A mostra é dividida nas categorias Olhar Feminino, Olhar Diversidade, Olhar Jovem e Todos os Olhares e reúne obras dos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Integram a programação obras como “Quando te avisto”, “Mãe solo”, “O conforto das ruínas”, “Cartas da loucura” e mais. As exibições acontecem até o dia 15 de agosto. O projeto terá ainda uma mostra especial com exibição de oito longas premiados e um sarau com cantores, repentistas, cordelistas, drag e mais. A programação completa está disponível no site do festival.

TJ-BA RETOMA ATIVIDADES PRESENCIAIS DO TRIBUNAL DO JURI
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Trindade, determinou o retorno das atividades presenciais do Tribunal do Júri a partir desta segunda-feira (2). O decreto foi publicado no dia 23 de julho autorizando o retorno. Segundo o TJ-BA as sessões presenciais do Tribunal do Júri deverão ser realizadas somente nos processos que envolvam réus presos, ou com possibilidade de prescrição próxima, observando-se as regras de distanciamento.

VI FESTIVAL BACK DO RIO DE JANEIRO
A Cia Bachiana Brasileira resgata a série dos Festivais Bach do Rio de Janeiro, agora em sua IV edição, com uma das grandes obras-primas da história da música. A gravação foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no dia 18 de abril, no Centro do Rio.

Após sua criação pela Cia. Bachiana em 2007 e reedição nos anos de 2008 e 2009, o Festival Bach do Rio de Janeiro lança agora a sua IV edição, apresentando a gravação no Brasil de uma das grandes obras-primas desse gênio da história da música, toda legendada em português ao longo de suas duas horas de duração: a Paixão Segundo São João, de Bach, para orquestra, coro e sete solistas.

O Concerto foi realizado no dia 18 de abril, em plena pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança, na histórica e emblemática Catedral do Império, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. O lançamento oficial acontecerá no sábado (7), no Canal do YouTube da Cia Bachiana Brasileira.

REINAUGURADO O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa foi oficialmente reinaugurado neste sábado (31), seis anos depois de um incêndio em 2015 que destruiu parte do prédio. Um dos primeiros museus totalmente dedicados a um idioma, ele é localizado na Luz, região central de São Paulo, cidade que tem o maior número de falantes do português no mundo. São 260 milhões de falantes dessa língua em todo o planeta.

Na cerimônia oficial de reinauguração o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Portugal foram cantados por Fafá de Belém.  Estiveram presentes representantes de países que falam a língua portuguesa como o ministro da Cultura de Angola, e os presidentes de Cabo Verde e Portugal.

O museu recebeu a Ordem de Camões, concedida pelo governo português a pessoas e instituições que prestem serviços relevantes à língua portuguesa. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, discursou durante a cerimônia.

VISITAS: de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30. Quem entrar nesse horário último horário pode ficar até as 18h. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Aos sábados, a visitação é grátis. Crianças até 7 anos não pagam.

As águas do mar Cáspio no Cazaquistão

MAR SE TRANSFORMA EM ‘SANGUE’ NA ÁSIA
Uma imagem assustadora tem deixado as pessoas com medo nas redes sociais. As águas do mar Cáspio, que fica no Cazaquistão, litoral da cidade de Aktau, ganhou uma cor vermelho forte em meio a uma parte de neve. Esse fenômeno deixou as pessoas fazendo os mais diferentes comentários e pode ser explicado pela ciência.

É explicado que essa cor avermelhada é por conta da concentração de algas diatomáceas, que adquirem essa cor escarlate e que ficam nos mares de águas frias. A concentração delas ocasiona a origem de manchas vermelhas.

Segundo informações de Ecologia de Mangistau, foi informado que essa coloração do mar é um fenômeno natural. Ainda de acordo com dados noticiados pelo Daily Star, essa ação das algas não prejudica em nada a vida dos seres humanos ou peixes que habitam o local, mesmo que entrem em contato com elas.

 

NA MAISON PITOMBO OS ARCOS DE CRISTAIS PARA CABELO