Aniversário

A Rosa Adélia Carvalho ao lado do seu marido Carlos Henrique Silva aniversariante dessa quinta-feira

USINA E LABORATÓRIO DE ENERGIA SOLAR EM FEIRA DE SANTANA
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza na sexta-feira (06), às 10h, na sede da instituição (Rua Godofredo Rebello de Figueiredo Filho, 697, Bairro Sim, Feira de Santana), solenidade de inauguração da Usina e Laboratório de Energia Solar do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS),

O projeto batizado de “Usina Recôncavo Solar”, nome escolhido pela comunidade da UFRB e funcionários da AMARA-E, é composto por 16 módulos conectados à rede de distribuição (On-Grid), doados e instalados pela empresa que quer, com esse investimento, contribuir para o desenvolvimento da Energia Solar na região de Feira de Santana, onde a AMARA-E já possui dois Centros de Distribuição instalados e em operação, que somam aproximadamente 70.000m2 de área total, ambos com pé direito de 12m.

ABERTURA HOJE DO SETTE RESTAURANTE
Será aberto nesta quinta-feira (5), o Sette Restaurante, espaço especializado em cozinha contemporânea na Ladeira da Barra, debruçado para a Baía de Todos os Santos. A última etapa antes do início da operação foi a de treinamento da equipe e durou 15 dias. No comando da cozinha, o chef Dudu Prado fez releituras de pratos consagrados e criações direcionadas para o novo empreendimento. Burrata assada, tartar, surf and turf fazem parte do menu. A casa abre em esquema de soft opening, apenas com reservas, para testes de cardápio.

GRANDE PRÊMIO BRASIL
De 14 a 17 de agosto, acontece o “Grande Prêmio Brasil” (GP Brasil), o principal festival do turfe nacional, no Hipódromo da Gávea — ano passado o evento aconteceu sem público. Com ele, algumas tradições vão ser mantidas, embora mais tímidas, como o uso de chapéus. No domingo (15), é obrigatório o traje esporte fino para os que frequentam as arquibancadas e gramados da Tribuna Social. Nos demais dias, continuam liberados o traje esporte e as  bermudas, mas proibidos camiseta regata, chinelo e camisa de time de futebol ou com qualquer menção política.

Segundo o chapeleiro Denis Linhares, com  mais de 25 anos na profissão, a tendência são os chapéus palheta (aqueles clássicos de palha da década de 30, de formato redondo rígido) e as capelines (com abas grandes, geralmente usados em praias). Quem não tiver o chapéu em casa, relaxa — há mais de 15 anos, Denis tem um estande ali, que vende e aluga os acessórios.

DESCOBERTA PLANTA NO TRATAMENTO DA COVID-19
A planta alcaravia pretas (Nigella sativa), cultivada no Norte da África e no Sudoeste da Ásia, pode ser usada para tratar a covid-19 no futuro. Foi revelado que timoquinona, um nutriente seguro isolado das sementes de Nigella sativa, é capaz de se ligar com a proteína S do coronavírus e impedir o desenvolvimento de infecções pulmonares, de acordo com a revista Clinical and Experimental Pharmacology and Physiology.

Os especialistas descobriram outras vantagens da timoquinona. Por exemplo, a substância ajuda no tratamento de hipertensão, colesterol elevado e diabetes. Além disso, a alcaravia pretas mostrou sua eficiência contra o Staphylococcus aureus. A planta tem efeito anti-inflamatório e ajuda os pacientes com rinite e sinusite alérgicas, eczema e osteoartrite.

ESTREIA DO FESTIVAL DE TEATRO VIRTUAL DA FUNARTE
A Fundação Nacional de Artes lança nessa quinta (5) a primeira edição do Festival de Teatro Virtual, voltado a diferentes públicos. Vinte e cinco espetáculos, cinco de cada região do País, serão exibidos no canal da fundação no YouTube, todas as quintas e sextas, sempre às 18h30, até o final de outubro.

A agenda da primeira semana tem duas montagens da região Sudeste: na estreia, o ator, professor, produtor e diretor Marcos Breda apresenta nova encenação de “O Homem e a Mancha”, de Caio Fernando Abreu, com diferentes personagens e tempos dentro de um só, e direção de Aimar Labaki; no dia seguinte será a vez da Trupe de Truões, com “Zapato busca Sapato”, história para todas as idades sobre um “sapato recém-nascido” à procura de seu par.

Jeddah Tower Torre mais alta do mundo com 1 km de altura

ARÁBIA SAUDITA ESTÁ CONSTRUINDO O MAIOR PRÉDIO DO MUNDO
O Jeddah Tower promete superar o atual maior prédio do mundo: Burj Khalifa (828m). A previsão de ficar pronto e ser inaugurado era no final de 2020, mas a pandemia e questões técnicas atrasaram o projeto. O prédio será tão alto que ultrapassará as nuvens e será um edifício misto e terá espaço para um condomínio com vários apartamentos para moradia e um centro comercial, um hotel e áreas para escritórios, e a atração turística deverá ocorrer no observatório com mirante, a quase 700 metros de altura.

Contará com mais de 200 andares e será um feito arquitetônico inédito, uma vez que para edifícios dessa altura, os projetos e materiais tradicionais, não funcionam. Um exemplo é a carga do vento, que para resistir foi necessário fazer o design do prédio mudar ao longo dos andares, para permitir que o vento circule pelo prédio e não o derrube. Está sendo construído no deserto da 2ª maior cidade da Arábia Saudita, a cidade de Gidá e foi planejado para suportar tempestades de areia, ventos e outras situações existentes no deserto.

Também haverá no interior da torre 12 escadas rolantes e 59 elevadores sendo que alguns terão velocidade acima de 60 km/hora. E contará com poderosos sistemas de ar condicionado, que junto com vidros especiais ajudarão melhorar a climatização e dispersar boa parte dos raios solares.

Na Maison Pitombo camisas 100% algodão manga curta R$79,90 manga longa R$99,90