Aniversário

O advogado Murilo Ferreira comemorando hoje seu aniversário entre seus pais Claudio e Jane  Ferreira

CASA ROBERTO MARINHO REABRE COM NOVA MOSTRA
A Casa Roberto Marinho, que prepara para outubro uma grande exposição em torno da obra de Burle Marx, com clássicos e inéditos, abre nova mostra de acervo no próximo sábado (28). Na apresentação, o visitante encontrará pinturas de vertentes e períodos variados de Alberto da Veiga Guignard, Antonio Bandeira, Candido Portinari, Carlos Scliar, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, José Pancetti, Lasar Segall e Manabu Mabe.

Entre as 22 obras selecionadas para ocupar o térreo do casarão até setembro estão alguns destaques da Coleção Roberto Marinho, como Espantalho (1940) e Santa Cecília (1954), de Portinari, e Flores com fundo azul (1950), de Guignard. Especializado em modernismo brasileiro dos anos 1930 e 1940, e abstração informal dos anos 1940 ao final do século XX, o conjunto reunido ao longo de seis décadas soma cerca de 1.400 peças.

PARALIMPÍADAS DE TÓQUIO
Começou na manhã desta terça-feira (24) as Paralimpíadas de Tóquio. Ao longo dos 12 dias de competição, o Brasil disputará o pódio em 20 modalidades, incluindo atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, parabadminton, entre outros.

O Brasil marca presença na competição com uma delegação de 260 atletas, incluindo os baianos Samira Brito, Tascitha Cruz, Raíssa Machado e Edneusa Dorta, do atletismo; Jefinho, Cássio Reis e Gledson Barros, do futebol de 5; Evânio Rodrigues, do halterofilismo; e Renê Pereira, do remo.

PESQUISA BUSCA VACINA CONTRA HIV
Uma vacina com tecnologia semelhante à usada na imunização contra Covid-19 está sendo testada em centros de pesquisa brasileiros para prevenir a infecção pelo HIV, o vírus causador da Aids. A pesquisa está na fase três, quando são realizados testes em seres humanos. Os resultados saem em dois anos e meio.

NOVA ABORDAGEM PARA COMBATER O VÍRUS DA AIDES
Pesquisa do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a técnica de fotoimunoterapia – uma combinação de fotodinâmica e imunoterapia – conseguiu combater o HIV, o vírus da Aids, em laboratório. Ainda não foram realizados testes em humanos, mas o objetivo é que a técnica possa ser usada no combate à infecção pelo HIV como um complemento aos medicamentos retrovirais.

II JORNADA DO  PATRIMÔNIO DE SALVADOR
A Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), realiza nesta terça (24) e quarta-feira (25) a II Jornada do Patrimônio Cultural – Salvador, com o tema A Cidade e o Mar: Patrimônio da Memória. Em virtude do protocolo de segurança sanitária, o evento será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo canal da FGM no YouTube.

O evento será realizado a partir do Teatro Gregório de Mattos (TGM), onde estarão presentes apenas os palestrantes, a equipe técnica e a cantora Nara Couto, que faz o pocket show de encerramento da jornada. A mesa de abertura, às 15h30, vai contar com as presenças do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, com a mediação da gerente de Patrimônio Cultural da Fundação, Gabriella Melo.

ESPANHA REABRE PARA BRASILEIROS
O Consulado Espanhol no Brasil divulgou, nesta segunda-feira, que os brasileiros vacinados serão aceitos como viajantes na Espanha. Todas as vacinas são aceitas: Coronavac, Pfizer, AstraZeneca  e Janssen e não será necessário fazer quarentena. As medidas são válidas a partir das 00h01 desta terça-feira (24). De acordo com as informações do site oficial, os viajantes vacinados só poderão entrar na Espanha com o comprovante de vacinação, após 14 dias da segunda dose.

FESTIVAL TEMPERO DA BAHIA
Este ano, o Festival Tempero Bahia vai ganhar dois nomes de peso à sua já interessante programação: o Capim Santo, localizado no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, comandado pela chef Morena Leite, e o Tapas Bar 52, de Lisboa, Portugal, conduzido pelo consultor e chef português Vitor Hipólito. Eles se somam aos 28 restaurantes de Salvador que integram o evento.

NOVO RÓTULO NAS PRATELEIRAS DA BAHIA
Quem aprecia um bom café vai encontrar um novo rótulo nas prateleiras dos supermercados a partir desta terça-feira (24) produzido por agricultores familiares de Barra do Choça, no sudoeste baiano. Estabelecimentos de Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Serrinha, Juazeiro e Lauro de Freitas vão comercializar o Cooperbac Premium, um café de torra clara, 100% arábica, cultivado em altitudes que variam de 900 a 1.100 metros, de maneira sustentável e que possui o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf).

EDITAL NATURAL MUSICAL 
O Edital Natura Musical 2021 está confirmado e a previsão é que as inscrições aconteçam entre os dias 8 e 28 de setembro. A plataforma busca por projetos musicais de todo o país e terá seleções específicas para os estados da Bahia, de Minas Gerais, do Pará e do Rio Grande do Sul, além da região Amazônia. Na edição de 2021, o edital renova sua busca por projetos artísticos e iniciativas de fomento à cena que já atuam profissionalmente no mercado da música e que estejam comprometidos com a geração de impacto positivo.

PELÉ PREPARA LEILÃO BENEFICENTE
O eterno rei do futebol, Pelé, promove no próximo dia 22 de setembro, em formato virtual, o Pelegacy: An Auction Benefitting The Pelé Foundation”. O leilão beneficente, que tem como objetivo arrecadar fundos que serão destinados a ajudar crianças em situação de vulnerabilidade amparadas por diversas organizações internacionais, reunirá mais de 200 itens de personalidades como Neymar, Cristiano Ronaldo, Justin Timberlake, Franz Beckenbauer, Mbappé, David Beckham, Jairzinho e mais. O acervo conta ainda com camisas da seleção brasileira, Santos es New York Cosmos autografadas pelo próprio Pelé. As doações também podem ser feitas diretamente pelo site www.pele10.org.

Na Maison Pitombo toda a linha de tratamento Sebastian