Feira

Aniversariante de hoje Volney Pitombo Valadares ao lado seu pai Everton Valadares

FEIRA NÁUTICA BARCO SHOW BAHIA
A feira náutica Barco Show Bahia 2022, será de 3 a 6 de fevereiro, no Terminal Marítimo de Salvador no Comércio. A feira presentará diversas novidades para os apaixonados por velocidade e pelo universo náutico. Entre os lançamentos estão a embarcação 35 pés com motor de popa da Real Power Boat; o barco que te leva de 0 a 100km/h em 5 segundos; e o primeiro Pontoon 100% elétrico da América Latina, da VCAT.

PERÓLEO DISPARA E LA VEM REAJUSTES DOS COMBUSTÍVEIS
A escalada da cotação do petróleo no mercado internacional deve pressionar a Petrobras a efetuar novos reajustes nos preços de combustíveis.Com o barril do Brent cotado acima de US$ 88, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) avalia que a Petrobras já tem defasagem de 9% na gasolina em relação ao mercado internacional, o que significaria a necessidade de um reajuste de R$ 0,29, em média, por litro na refinaria.

EDIFÍCIO SULACAP GANHA GALERIA DE ARTE E CAFÉ
Localizado na Praça Castro Alves, no final da Avenida Sete de Setembro, o Edifício Sulacap virou ponto de referência dos amantes do Carnaval de Salvador. Fundado em 1946, o prédio tem projeto dos arquitetos Anton Floderer e Robert Prendice e grande valor histórico para a cidade, sem falar de uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos.

No espaço, com vista privilegiada para outros símbolos locais, como o Mosteiro de São Bento, Igreja de São Francisco, Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Forte de São Marcelo, serão instalados um café, ainda sem nome, e uma galeria de arte, com previsão de abertura para o segundo semestre deste ano.

CONFAZ APROVA CONGELAMENTO DE ICMS DE COMBUSTÍVEIS 
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ratificou nesta quinta (27) – por unanimidade – a decisão dos governadores em estenderem o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis por mais 60 dias, até o 31 de março. Os Estados chegaram a anunciar que a medida seria encerrada na data original de 31 de janeiro, mas voltaram atrás após o presidente Jair Bolsonaro prometer enviar ao Congresso uma PEC para zerar os impostos federais sobre a gasolina e o diesel.

CARNAVAL SEM FERIADO PROLONGADO
Informações divulgadas pelo governador Rui Costa na quinta-feira (27), a Bahia não terá feriado prolongado ou ponto facultativo de Carnaval. Com isso, o serviço público funcionará normalmente, assim como as escolas da rede estadual, e o servidor público que não comparecer terá o ponto cortado do pagamento. O único dia de folga será a terça-feira, 1º de março.

FESTA DE IEMANJÁ CANCELADA
Em decorrência do aumento do número de casos de Covid-19 Salvador não terá a tradicional Festa de Iemanjá, celebrada em 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho. Entre as principais medidas adotadas para o dia, está a proibição da realização de qualquer ação de emissão sonora em todo o trecho da Avenida Oceânica, entre o restaurante Sukiyaki e a Vila Caramuru, a exemplo de carros de som.

VACINA CONTRA O VÍRUS HIV
A farmacêutica Moderna anunciou nesta quinta-feira que iniciou os testes em humanos para uma vacina contra o vírus HIV. O ensaio clínico está em fase 1 e é realizado nos Estados Unidos, com a participação de 56 voluntários saudáveis que são HIV negativos. A nova vacina usa mRNA, ou RNA mensageiro, que ensina as células do corpo a produzir proteínas que desencadeiam respostas imunes. Trata-se da mesma tecnologia utilizada na bem-sucedida vacina contra a Covid-19 da Moderna.

DESCONTO NO PAGAMENTO DO IPVA
O desconto de 20% no IPVA relativo ao exercício de 2022 está sendo concedido de forma automática no valor calculado para quitação do imposto ou do licenciamento completo, nos pagamentos feitos em cota única até 10 de fevereiro. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), os sistemas das instituições credenciadas para pagamento do IPVA (Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob) já consideram o desconto ao apresentarem ao contribuinte o valor devido para quitação.

NA MAISON PITOMBO OS ARCOS DE CRISTAIS PARA CABELO