Bistrô

Centro Cultural PGE-RJ

SESC DO RIO DE JANEIRO ABRE BISTRÔ NO CENTRO CULTURAL DA PGE
Uma das mais antigas edificações do Rio de Janeiro, o antigo Convento do Carmo, Centro do Rio, que serviu de moradia para D. Maria I, Rainha de Portugal, ganhará mais um atrativo e impulsionará centro cultural em frente à Praça XV.

O Sesc RJ abre no dia 13 de setembro um bistrô no Centro Cultural da PGE, localizado no antigo Convento do Carmo, Centro do Rio. Trata-se de mais um bistrô da instituição que nasce com o propósito de valorizar um espaço de interesse histórico no Rio de Janeiro, fomentando o turismo e a cultura no estado.

O prédio foi construído no século XVI e era ocupado por frades carmelitas. Depois, serviu de moradia para a rainha de Portugal, D. Maria I, após a chegada da família real ao Brasil, no século XIX. Ao longo da história foi sede de uma série de instituições até que, em 2022, após quatro anos de reforma, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) revitalizou a edificação e abriu o espaço cultural em funcionamento atualmente.

Com 54 lugares, o Bistrô Sesc Convento do Carmo, como foi batizado, funcionará das 11h às 18h, de segunda a sábado, em um espaço de 182m². A reforma para instalação da cozinha foi feita com o cuidado de preservar as características da edificação, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). Em vez da exaustão tradicional, por exemplo, foi instalado um sistema iônico, tecnologia que dispensa a coifa para remover impurezas do ar produzidas durante a preparação de alimentos.

O cardápio é assinado pela chef Teresa Corção a partir dos preceitos da Ecogastronomia. A premissa será valorizar a agricultura familiar do estado do Rio, por meio de pratos com os ingredientes fornecidos por pequenos produtores rurais do interior fluminense. Proposta do cardápio é valorizar a agricultura familiar fluminense.

Valendo-se da vocação cultural do espaço, além da gastronomia, o Sesc RJ levará atrações artísticas para o local – a primeira delas é a exposição “Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”. A mostra é formada por gravuras assinadas por esses artistas e que fazem parte do acervo de obras de arte da instituição. A mostra tem previsão de abertura em outubro ficando em cartaz até janeiro.

Além da edificação que abrigou convento de frades carmelitas e residência da Rainha de Portugal, bistrôs do Sesc ocupam antigo hotel-cassino – o maior da América Latina –, palacete onde viveu fundador da Granado e casarão erguido pelo pioneiro da indústria fonográfica no Brasil.

Chegou na Maison Pitombo Porta Lenço ou Guardanapo de Cristal