Restaurante

Chef Fabrício Lemos

ORIGEM RESTAURANTE ELEITO O MELHOR DE SALVADOR
O  Origem foi eleito, em 2019, pela Veja, o melhor restaurante de Salvador. O mesmo vai ganhar uma nova área de convivência, no seu andar superior, com o mesmo charme do salão principal, que atenderá de 12 a 14 pessoas por dia. O espaço original tem capacidade para até 40 clientes, mas com os protocolos surgidos com a pandemia vem recebendo de 18 a 20 visitantes.

O chef, Fabrício Lemos poderia ser designer, tal o cuidado que ele tem com os detalhes de tudo que cria: da apresentação dos pratos à estética dos restaurantes. O novo andar do restaurante localizado no Caminho das Árvores poderá vir a ser, no futuro, um salão privado para confrarias e pequenas reuniões.

NOVAS VIATURAS PARA POLÍCIA CIVIL
O governador Rui Costa, entregou em solenidade, no estacionamento da Secretaria de Segurança Pública, (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador, 62 novas viaturas para a Polícia Civil. Os novos equipamentos, vão substituir veículos antigos, para reforçar a segurança na região metropolitana, capital e interior do estado. O governador informou que iria reformar o Complexo de Delegacias Investigador Bandeira, no conjunto Jomafa, não apenas a unidade Feira de Santana, mas diversas unidades do interior do estado.

DEVOLUÇÃO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL
O governo federal deve enviar, ainda este mês, mensagens de celular a 2,6 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial sem ter direito ao benefício. O objetivo é pedir que esses beneficiários cumpram os trâmites para devolver o dinheiro aos cofres públicos. O Ministério da Cidadania, gestor do auxílio, estima que o governo poderia reaver R$ 1,57 bilhão se cada um desses beneficiários acionados devolvesse, ao menos, uma parcela de R$ 600.

PROJETO QUE PRIORIZA O SUS
O Plenário do Senado aprovou na quinta-feira (3) o projeto de lei que determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja priorizado na aquisição e distribuição de vacinas contra a covid-19 até que a meta de cobertura nacional da imunização seja alcançada. O PL 4.023/2020 segue agora para a Câmara dos Deputados.

CANCELADO RÉVEILLON DO NANÖ
O Nanö Beach Club decidiu cancelar o ‘Nanö Réveillon 2021’, festa que marcaria o final deste ano e o início do próximo. A decisão ocorre após o decreto do governo do estado que proibiu “shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes”. Segundo o Nanö, o cancelamento atende as determinações do governador Rui Costa (PT) e visa proteger seus clientes e funcionários.

DECORAÇÃO DE NATAL DO CAMPO GRANDE EM SALVADOR
Devido ao sucesso no agendamento para visitação da Vila da Esperança, no Campo Grande, cujas vagas foram esgotadas, a Prefeitura de Salvador passa a disponibilizar um horário extra. Quem quiser conferir a beleza das luzes natalinas na Praça 2 de Julho ganhou a chance de fazê-lo às 22h10, até o próximo dia 6. As vagas estarão disponíveis no site natal. salvador. ba. gov. br.

NATAL DO BEM
A Rede Bahia lança na sexta-feira (4) mais uma edição da campanha “Natal do Bem”, que tem o objetivo de arrecadar brinquedos que serão doados a instituições sociais neste período de final de ano. A coleta acontece no dia 19 nas cidades de Salvador, Ilhéus, Juazeiro, Itabuna, Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana. TV Subaé  Local: Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum) – Feira de Santana

 

Lançamento

LANÇAMENTO DO CLUBE DO VINHO
O lançamento do Clube do Vinho – só para elas, nesta semana, foi muito desafiador, mas, ao mesmo tempo, muito gratificante, pois trazer coisas boas e informação sempre vale a pena! O encontro contou com 20 mulheres guerreiras, profissionais e com muita alegria de viver. O convidado para o talk show foi o enófilo Célio Fortes, que deu um show de conhecimento e a sua simpatia contagiou a todas.

Além das convidadas aprenderem sobre os vinhos portugueses e suas regiões, elas tiveram a oportunidade de conhecer o restaurante e ficaram encantadas com o projeto assinado pela arquiteta Cristiane Adrião. Os vinhos foram degustados harmonizados perfeitamente com os pratos portugueses assinados pelo chef António Casanova. Dentre as mulheres que prestigiaram o lançamento, estão a artista Duda Oliveira, Fernanda Japor, Célia Boumaroun, as arquitetas Sandra Saud, Cristiane Adrião, Cristiane Gomes e Angela Brasil, entre outras.

Cacau Dias e Sylvia Matta

O enófilo Célio Fortes e a anfitriã Cacau Dias

Lucia Scisinio e Sandra Saud

Cacau Dias e a arquiteta Angela Brasil

Célia Boumaroun e Regina Tauil

Valeska Januzzi e Cláudia Barcellos

As psicólogas Fátima Dantas e Angela Alves

As amigas Fernanda Japor e Cristiane Adrião

A designer de interiores Natalia Antoine e a arquiteta Cristiane Gomes

A artista plástica Ana Morche e Cacau Dias

 

A escultora Duda Oliveira e Cacau Dias

Fotos:Equipe Cacau Dias

Morre o ator Jean Marques

NOTA DE PESAR
A Cultura e a Arte perde mais um representante. Faleceu essa manhã no Hospital Cleriston Andrade, onde estava internado em estado grave devido a uma cirrose hepática o grande ator Jean Marques. Talentoso,indisciplinado, polêmico, extrovertido, frágil, passional, amoroso e dono de uma mente inegavelmente criativa. Assim era o grande ator e animador de festas infantis Jean Marques

FEIRA DE ARTESANATO DA BAHIA
A Feira Artesanato da Bahia está de volta com uma Edição Natalina, que funcionará entre os dias 4 e 26 de dezembro, no Salvador Shopping. Com 15 estandes, o espaço irá oferecer opções que vão desde objetos de decoração a utilitários, com destaque para acessórios de moda, criados a partir diversas técnicas, como cerâmica, tecelagem, ourivesaria, frivolité, trançados de fibras naturais e montagem de biojoias.

ABERTAS INSCRIÇÕES NO SENAI BAHIA
Estão abertas as inscrições do processo seletivo 2021.1 para os cursos técnicos do Senai Bahia. São oferecidas 6.460 vagas para cursos presenciais e semipresenciais. Deste total, 735 vagas são destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo, conforme regulamento próprio. Deste total, 90 bolsas são para a unidade de Feira de Santana e 15 para Serrinha.

As bolsas são destinadas a estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 e que declararem baixa renda. Estes candidatos têm até 09 de dezembro para fazer a inscrição. Para os candidatos pagantes, as matrículas podem ser feitas até o dia 20 de dezembro. As matrículas são on-line pelo site www.tecnicosenai.com.br.

SALVADOR CREATIVITY AND MEDIAL FESTIVAL
Neste fim de semana, a capital baiana sedia um dos maiores eventos da indústria criativa realizados no Nordeste: o Scream – Salvador Creativity and Media Festival. O evento será realizado na capital baiana pela terceira vez e, nesta edição, será totalmente on-line, abordando o tema “Chega de Normal”. O evento é realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), em parceria com a Empresa Salvador Turismo (Saltur).

As inscrições são ilimitadas, abertas para todo o Brasil e podem ser efetuadas até o dia 5 de dezembro. Para participar, os interessados devem acessar o site www. screamfestival. com. br. Esta edição o público vai poder contar com 48 horas de evento, três salas com palestras e mais de 100 palestrantes.

Marinas

O aniversariante de hoje  Sérgio Chamone com sua mulher a Baronesa Diana Macedo  o cônsul da Bélgica Jean Paul Charlier e Sra Rachel Charlier

QUATRO NOVAS MARINAS NA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS
A Bahia está se preparando para ser um dos principais destinos internacionais do Turismo Náutico. Obras de construção e requalificação estão em andamento em quatro marinas da Baía de Todos-os-Santos (BTS), maior baía de águas abrigadas do Brasil e uma das maiores do mundo.

BAHIA REABRE PRODUÇÃO NACIONAL DE URÂNIO
O governo federal retomou nesta terça-feira (1º) a produção de urânio na Unidade da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, na Bahia. Na solenidade que marcou a retomada, uma detonação simbolizou o início da lavra a céu aberto em uma nova área, a Mina do Engenho. As informações são da Agência Brasil.

O urânio é a matéria-prima para fabricação do combustível que abastece as usinas nucleares de Angra dos Reis. A expectativa é que sejam produzidas 260 toneladas de concentrado de urânio por ano, quando a Mina do Engenho atingir a sua capacidade plena, o que deve ocorrer em 2022.

REINO UNIDO COMEÇARÁ A VACINAR A POPULAÇÃO
De acordo com informações do Ministério da Saúde britânico, a Agência Reguladora de Saúde e Produtos Médicos do Reino Unido (MHRA, a sigla em inglês) concedeu licença formal à vacina contra a covid-19 do grupo Pfizer/BioNTech. Com isso, o Reino Unido torna-se o primeiro país a começar a vacinar a população contra a doença, o que ocorrerá na próxima semana.

CONTINUA SUSPENSAS AS AULAS EM TODA A BAHIA
As aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada seguem suspensas em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar até 17 de dezembro o decreto nº 19.586, que venceria nesta quarta-feira (2). O decreto também proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas.

VISITA A ILUMINAÇÃO DE NATAL DE SALVADOR
A visitação da Vila da Esperança do Natal, localizada na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, só poderá ser feita mediante agendamento on-line. A medida visa organizar o público para evitar aglomerações e agravar a pandemia do novo coronavírus.

Para agendar a visitação em uma das cinco sessões diárias disponibilizadas é necessário acessar o site natal. salvador. ba. gov. br e informar CPF, e-mail e telefone. As visitas têm duração de 40 minutos e podem ser agendadas para 18h, 18h50, 19h40, 20h30 e 21h20. O horário das 18h é exclusivo para idosos e portadores de deficiência, com direito a um acompanhante (informado no momento do cadastro do idoso).

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NO BRASIL
A vacinação contra Covid-19 será realizada em quatro fases e vai começar pelos trabalhadores da área de saúde, a população idosa –acima de 75 anos ou com 60 anos ou mais que vivem em asilos e instituições psiquiátricas– e a população indígena, informou o Ministério da Saúde nessa terça-feira.

“Em um segundo momento, entram pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares)”. “A quarta e última (fase) deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade”, acrescenta o documento.

AUXÍLIO DOENÇA INSS
Foi encerrado nesta segunda-feira (dia 30) o prazo para pedir a antecipação do auxílio-doença pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS. Agora, os segurados que precisarem dar entrada no benefício por incapacidade deverão agendar a perícia médica presencial em uma agência da Previdência Social.

Troféu

Carla Carneiro Pedreira no comando do Troféu Imprensa NoiteDia

TROFÉU IMPRENSA NOITEDIA
Dia 05 de dezembro a partir das 20h, o Jornal NoiteDia e a Ongaratto Eventos realizará mais uma edição do Troféu Imprensa. Desta feita, devido ao covid-19 será realizado no estacionamento da Faculdade  UNEF no formato Drive. Os homenageados ficarão em seus automóveis e receberão no palco suas homenagens com conforto e segurança. O serviço de buffet será servido também nos automóveis.

ABSOLUTE RIO FAZ 15 ANOS
A festa de 15 anos que acontecerá no dia 16, às 19h, no Mercure Hotels na Barra da Tijuca, promete ser tão inesquecível quanto a do ano passado quando superaram as expectativas com a atrações diversificadas. No próximo ano, a revista deve voltar a ser impressa e, também, com novo formato, diagramação e estilo, adianta Marisa Araujo.

CONTA DE LUZ MAIS CARA A PARTIR DE HOJE
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º). Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência. Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. Na reunião desta segunda-feira, contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.

PRÊMIO LAUREATE BRASIL
Acontecerá na quarta-feira, 2 de dezembro, às 10h, o evento oficial do Prêmio Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social. Candidatos de todo o País tiveram a chance de apresentar as suas pegadas sustentáveis deixadas no mundo em uma iniciativa criada pela Laureate Brasil, rede da qual a UNIFACS faz parte, contado com a parceria com a Grupo Cia de Talento. As inscrições encerraram em 18 de setembro e a capacitação terminou no dia 29 de novembro. 

The Tower Residence

EDIFÍCIO MAIS ALTO DA AMÉRICA LATINA
A FG Empreendimentos e Havan, de Luciano Hang, devem apresentar em breve o projeto do The Tower Residence, em Balneário Camboriú (SC), edifício de 101 andares que deverá ser o mais alto da América Latina. De quebra, pode entrar na lista dos 15 edifícios mais altos de todo o mundo.

O The Tower Residence deve contar com teleférico, restaurante, mirante, caixa de vidro (Glass Floor) e pista de caminhada. Os 101 pavimentos devem acomodar mais de mil unidades de hotel e aparthotel. O projeto ainda terá o sexto observatório mais alto das Américas, com 303m de altura.

CURSO SOBRE MUSICA E CULTURA ANCESTRAL
O cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brownprepara um curso online especial sobre música e cultura ancestral através da plataforma digital Domestika. As aulas estão sendo gravadas no Candyall e em estúdios na capital baiana com a participação de músicos que foram os primeiros pupilos do artista. A previsão de lançamento é em 2021.

FENÔMENO ASTRONÔMICO
Um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média poderá ser observado no dia 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol: a proximidade entre Júpiter e Saturno fará com que esses dois corpos celestes pareçam um planeta duplo. A proximidade entre os dois planetas já está ocorrendo e, entre os dias 16 e 25 de dezembro, a percepção será de que eles estarão separados por menos do que um diâmetro de lua cheia.

Casamento

Henrique Szapiro e Raquel Verri

CASAMENTO DE HENRIQUE SZAPIRO E RAQUEL VERRI
Henrique e Raquel se conheceram na PUC Rio quando ela estudava Psicologia e ele Engenharia. Ela então com 18 anos. Namoraram por bastante tempo,  porém por questões do destino não casaram e 25 anos após se reencontraram. Atualmente juntos há 9 anos resolveram celebrar a união com uma reunião familiar neste sábado, dia 28 de Novembro no Hotel Fairmont.

O ano para celebrar este reencontro estava determinado muito antes do surgimento da pandemia. Então, decidimos com muita cautela manter este propósito. Modificamos o modelo da recepção buscando todos os cuidados necessários. Nossa intensão sempre foi celebrar esta união que traz uma história repleta de mensagens de fé, esperança e amor. Exatamente a mensagem que todos precisam neste momento. Os noivos escolheram  o Rio de Janeiro pois os dois aqui se conheceram e atualmente residem em São Paulo.

Reunião familiar com poucos amigos, unindo famílias de origem judaica e católica. A cerimônia foi marcada por 3 celebrações: Maria Vitoria juíza de paz, fez o casamento civil; Padre Jorjão deu uma benção ao casal, com a ajuda da mãe de Raquel, a Cleuba Verri que também fez sua homenagem; e, por fim, a celebração judaica feita pelo filho do Henrique, Victor Szapiro. Tudo diante de uma exuberante vista para o mar com direito a uma enorme Lua.

Cleuba e Henrique Szapiro

Cleuba e Heckel Verri

Jacque Freitas e Calica Saad

Marcelo Andrade e Alexia Caram

Ricardo Mancini e Rebecca Szapiro

Cassiano e Milene De paula Campos

Bebel Sampaio e Henrique Szapiro

Ana Paula e Antonio Paulo Lins

Alessandra Altschul e Victor Szapiro

Cleuba Verri, Henrique Szapiro, Raquel e Heckel Verri

Henrique Szapiro e Raquel Verri

Henrique Szapiro e Raquel Verri

Lais Frota Verri e Heckel Verri

Maria Vitoria, Victor e Henrique Szapiro, Raquel Verri, Padre Jorjao e Raquel Verri

Ricardo Braga e Candida Sodre

Ruth e Henrique Szapiro, Raquel Verri, Ticiana e Thaissa Szapiro

Victor Szapiro, Alessandra Altschul e Henrique Szapiro

Francesca Caloi, Maria Alice Verri e Rebecca Szapiro

Heckel Verri, Ruth e Thaissa Szapiro

Helena Thompson Motta, Bebel Sampaio e Ana Paula Lins

Henrique e Ruth Szapiro e Antonio Mattoni

Henrique Szapiro e Raquel Verri e Heckel Verri

Bianca H.viscardi e Bebel Sampaio

Fotos: Miguel Sá

Eleição

Prefeito Colbert Martins filho e a primeira dama Adenilda Martins

COLBERT MARTINS FILHO REELEITO PREFEITO DE FEIRA DE SANTANA
O prefeito  Colbert Martins (MDB) foi reeleito ontem prefeito de Feira de Santana, segundo maior colégio da Bahia.  Colbert afirmou que a gestão que irá se iniciar é uma gestão efetivamente dele, mas que contará com algumas atualizações do ponto de vista administrativo. Ele agradeceu o apoio do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho e frisou que alianças como a que fez com o Carlos Geilson, PSDB e Republicanos, foram fundamentais para o crescimento do seu projeto político.

CURSOS VIRTUAIS DE CAPACITAÇÃO
Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Plataformas Digitais, Libras e Oratória serão os cursos de capacitação profissional ofertados pela Rede SineBahia, durante o mês de dezembro. Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as atividades de qualificação do serviço seguem de forma online, por meio da ferramenta Google Meet.

Os trabalhadores interessados devem preencher o formulário disponível neste link, até hoje (30). As vagas são limitadas, e a participação nas atividades dá direito a certificado com carga horária de 12 horas.

FESTIVAL DE ARTE
Entre os dias 1 e 15 de dezembro, o Itaú Cultural exibe em seu site a programação do Festival Arte como Respiro – Edição Audiovisual, reunindo o segundo recorte dos projetos contemplados neste segmento dentro da série de editais de emergência realizada pela instituição para apoiar artistas impactados pela suspensão social no contexto da pandemia da covid-19.

A partir do tema Descobertas e/ou Redescobertas, foram selecionados mais 90 curtas-metragens, entre documentários, ficções e filmes experimentais, realizados com diferentes técnicas e linguagens. Todas essas histórias foram registradas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.