Mulher

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo em 8 de março, é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres, contra o sexismo e as desigualdades em relação aos homens há mais de um século. No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. O Dia Internacional da Mulher nos faz refletir sobre a conquista da mulher em várias áreas. Sensíveis, porém fortes e guerreiras, as mulheres são exemplos de garra e determinação.

Cleuba e Raquel Verri

Chefe de  gastronomia Rita Bahia Lemos, Diretora de Educação Alfreda Xavier e Julina Seixas

Empresária Kristhel Byancco e Gisela Markenson

Educadora Yara Portugal Lima e Cruz, Célia Cerqueira, Ieda Sampaio e a delegada Martine Vergues Velloso

Colunista  Paula Glaciane e a empresária  Vera Loyola

A advogada Rosa Helena Soares, Angelica Mariani e a empresária Cinira Soares

As irmãs Alice e Narcisa Tamborindeguy

Vereadora Gerusa Sampaio, Maria Aparecida Carneiro Santos de Almeida e a desembargadora Silvia Carneiro Zarif

A jornalista Hildegard Angel

Empresária Suzana Oliveira, Katia e Eliana Carvalho com as empresárias Ritinha Kruschewsky e Ozana Barreto

Bailarina Ana Botofogo e  a Consuleza Diana Baronese de Macedo Soares

As empresárias Silvia Martins Mascarenhas, Conceição Mascarenhas e Ellen Mascarenhas

Diana Viana, Cristina Aboim, Jornalista Sylvia de Castro, Nazare Bichara, Rosangela de Oliveira e Regina Vale

As empresárias Renata, Karinne e Viviann com sua mãe Luci Andrade Silva

Nina Kauffmann e Maninha Barbosa

As empresárias Virginia Falcão, Maria Falcão Mascarenhas e Maria Tereza Falcão Guanais

Eunice de Oliveira Espínola, educadora Wilma Simões, Delegada Graça Porto e a educadora Iara Portugal Lima e Cruz

Empresária Denise Caribé Teixeira de Freitas e a  pecuarista Ada Mascarenhas Bahia

Empresária Maria das Graças Freitas, Celinalva Paim, Guadalupe e a chef de gastronomia Rita Jambeiro Taboada

Empresárias Lucia Mendonça, Cristiane Bahia Carneiro, Carla da Silva Souto Aragão e Marinalva Rios

As empresárias Neide Freitas, Ediane Santana, Silvia Batista e Jane Urbanetto

As empresárias Solange Rodrigues e Iolanda Mascarenhas

As empresárias Jaguaratan Portugal e Marlene Goldin Pinho

A advogada Maria Emilia Azevedo, empresária  Eva Pedreira e a atriz Maria Betania Konedt

Empresárias Dinaurea Landeiro, Jakeline Oliveira e Ieda Pereira

A advogada Odejane Franco

Na Maison Pitombo Alfazema Carrão e Lavandas Inglesa

Festival

José Nilton e Silvia Mascarenhas com sua filha Karina mascarenhas Gusmão   aniversariante dessa sexta-feira 05, seu marido Marcelo Gusmão e seus filhos Matheus e Gabriel Mascarenhas Mota Gusmão

FESTIVAL CORPOS DA TERRA
Após passar pela Caixa Cultural do Rio de Janeiro e pelo Espaço Front, o Festival Corpos da Terra chega a sua terceira edição, desta vez totalmente on-line, entre essa sexta (5) e 14 de março, com exibições gratuitas no canal do Vimeo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (@mamrio) durante todo o período do evento.

O projeto realizado pela Lúdica Produções com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secec), por intermédio da Lei Aldir Blanc, conta com a curadoria da jornalista, produtora e roteirista Renata Tupinambá, que selecionou 12 curtas-metragens e quatro longas, a maioria deles dirigidos por mulheres indígenas.

ROCK IN RIO SERÁ EM SETEMBRO DE 2022
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Rock in Rio, considerado um dos principais festivais de música do mundo, adiou sua próxima edição para setembro de 2022, nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11. Segundo os organizadores, as negociações com as atrações estão em andamento e algumas já devem ser anunciadas no primeiro semestre deste ano.

RECURSOS FEDERAIS PARA MERENDA ESCOLAR
Três dias depois de assumir, para o Política ao Vivo, que não repassou recursos federais destinados à compra de merenda dos estudantes da rede estadual de ensino na Bahia, o Governo do Estado liberou R$ 22,5 milhões para o fornecimento de alimentação escolar. A informação consta na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da quinta-feira (4).

PRODUÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS NO PARANÁ
A empresa nacional chamada Movi Eletric iniciou sua produção de carros elétricos no Biopark, localizado em Toledo, oeste do Paraná (PR). Os mesmos carros elétricos que serão produzidos no Paraná também eram feitos na Argentina, pela empresa Sero Eletric.

Os veículos estão na categoria L6e, considerados micro carros elétricos, contando com uma autonomia de cerca de 150km sem precisar de carga. A velocidade máxima é de 50km/h, sendo essas mesmas especificações independente do modelo. Nesse começo de produção de carros elétricos, três modelos irão ser montados, sendo eles: um carro elétrico para dois passageiros; um carro elétrico com caçamba; e um carro elétrico com baú, a fim de acomodar itens.

A sua autonomia de 150 km chama atenção, uma vez que é possível carregar o veículo em tomadas convencionais, tanto 110V quanto 220V. A média do tempo de carregamento da bateria pode variar, ocorrendo normalmente entre 5 a 7 horas para a carga total.

Na Maison Pitombo Alfazema Carrão e Lavandas Inglesa

Vacina

 

A médica Andréa Cortes Lago que atua na capital paulista é  filha da artista plástica linda Cortes

MINISTÉRIO DA SAÚDE FECHA COMPRA DE 100 MILHÕES DE DOSES DA PFIZER
Ministério e a Pfizer negociam desde o ano passado a compra da vacina, que é a única com registro definitivo da Anvisa. Na quarta-feira (03) foi feita a compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19.

O ministério e a Pfizer negociam desde o ano passado a compra da vacina, que é a única com registro definitivo da Anvisa. No entanto, a negociação enfrentava uma série de barreiras, em especial em relação à responsabilização do governo no caso de eventos adversos da vacina.

Nesta semana, o Congresso aprovou um texto que facilita a aquisição de vacinas ao autorizar União, Estados e municípios a assumir a responsabilidade civil por eventuais eventos adversos decorrentes da imunização contra a covid-19, facilitando a compra de vacinas.

MUSEU DO LOUVRE RECUPERA PEÇAS ROUBADAS
O Museu do Louvre, em Paris, recuperou duas obras de arte renascentistas que haviam sido roubadas na década de 1980. As peças, um capacete e a parte de trás de uma couraça, do século 16, foram doadas ao Louvre em 1922 pela família Rothschild e estavam desaparecidas desde o dia 31 de maio de 1983.

DECRETO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Em decreto publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial, o prefeito Eduardo Paes define medidas de restrição a atividades comerciais e circulação de pessoas na cidade por uma semana — entre esta sexta-feira, dia 5, e a próxima quinta-feira, dia 11 — para tentar reduzir aglomerações e, também, visando a conter o avanço do coronavírus.

Entre as principais medidas estão a proibição de todo comércio na praia — ambulantes e quiosques — e de funcionamento de boates, casas de shows e similares. Haverá limitação de horário ainda para bares e restaurantes, inclusive no interior de shoppings, e para o comércio e outras atividades em geral, que só vão poder funcionar das 6h às 20h, limitados a 40% da capacidade.

Bayard Boiteux e Sylvia de Castro

HOMENAGEM A BAYARD DO COUTTO BOITEUX
No próximo dia 18 de março, em evento on-line como o momento demanda, Bayard Do Coutto Boiteux será homenageado como destaque, na área de turismo, pelo G10 empresários do Brasil, presidido pelo Pro. Marcos Olivera, por “trajetória de sucesso e inspiração para o Brasil, conforme comunicado dos organizadores. Já foram homenageados Ana Botafogo, Zico, Viviane Fernandes, entre outros .

PRIMEIRO LINHA DE METRÔ DO MUNDO
Em 10 de janeiro de 1863, foi inaugurada a primeira linha de metrô do mundo, em Londres na Inglaterra. Naquele dia, cerca de 40 mil pessoas foram transportadas na nova locomotiva subterrânea. Para se ter ideia, quando a Proclamação da República ocorreu no Brasil, no ano de 1889, os londrinos já contavam com uma linha de metrô.

Idealizada pelo político e advogado Charles Pearson, a linha possuía apenas 6,5 quilômetros de extensão e ligava a rua Farringdon à rua Paddington. Pequena, tinha apenas sete estações e podia ser percorrida de um extremo a outro em apenas 33 minutos. Uma curiosidade interessante é que as locomotivas eram a vapor e, por esse motivo, os trens possuíam um tanque para onde iam os gases liberados. Os primeiros transportes elétricos só começariam a circular no início do século 20.

Na Maison Pitombo Alfazema Carrão e Lavandas Inglesa

Vacina

Colunista Oidema Ferreira aniversariante dessa quarta-feira

A BAHIA RECEBE NOVA REMESSA DE VACINA
Mais 165.600 doses de vacinas contra o coronavírus chegaram à Bahia na madrugada desta quarta-feira (3). O lote recebido hoje foi produzido pelo Butantan. Esta é a sexta remessa de vacinas que a Bahia recebe. Com a carga desta quarta-feira (3), o estado totaliza 1.111.200 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.

CRIATURA ESTRANHA APARECE NA ILHA DE ITAPARICA
Uma aparição no mínimo exótica foi flagrada por moradores da Ilha de Itaparica, e assustou a população. Estão circulando nas redes sociais fotos de algo que lembra um ‘lobisomem, ‘chupa cabra’ ou até mesmo ‘o cadeirudo’ como está sendo chamado o ‘bicho’ pelos internautas.

SISTEMA DRIVE-THRU NOS SHOPPINGS DE SALVADOR
Com a renovação das medidas restritivas por conta do agravamento da pandemia, o que gerou a prorrogação do fechamento dos serviços não essenciais, shoppings, centros comerciais e afins da capital baiana poderão operar no sistema drive-thru, conforme o Decreto Municipal 33.587/2021. Para isso, os responsáveis devem fazer a solicitação por meio do site da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), no endereço www. transalvador. salvador. ba. gov. br .

NOTA DE PESAR
Venho comunicar o falecimento de Dona Lurdes Almeida mãe de nosso saudoso amigo Cristy Helmayd, na tarde dessa terça-feira 02, vitima da Covid-19.

GOVERNO DA BAHIA REABRE HOSPITAL METROPOLITANO
Na tarde desta terça-feira (2), o governador Rui Costa autorizou a Secretaria de Saúde do Estado a realizar licitação emergencial para a abertura do Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas. A previsão é de que sejam instalados 200 leitos na unidade, sendo 100 leitos clínicos e mais de 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

 

NA MAISON PITOMBO OS ARCOS DE CRISTAIS PARA CABELO

Casa Cor

Patricia Secco e sua obra Casulo

ABERTURA DA CASA COR RIO  2021
No domingo (28), aconteceu a abertura dessa grande feira de arquitetura, decoração, design e paisagismo, adiada por três vezes, em razão da pandemia. Na Residência Brando Barbosa, um palacete citadino localizado em meio ao verde da Mata Atlântica, no bairro do Jardim Botânico.  A visitação será diferente por conta das medidas sanitárias. No momento da compra, será necessário agendar o horário de visitação.

São duas horas que deverão ser aproveitadas para conhecer os 38 ambientes da casa principal. Para visitar os jardins, onde ficam 15 ambientes de lazer, não haverá restrição de horário.  Conta com a participação de 57 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. Pela primeira vez, a mostra será híbrida, com uma versão presencial e outra digital, com vídeos e passeios em 3D

PETROBRAS CONFRONTA PRESIDENTE
A Petrobras anunciou nesta segunda (1º) um novo aumento nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de botijão vendidos nas refinarias. A partir de amanhã (2), a gasolina ficará 4,8% mais cara, ou seja, R$ 0,12 por litro. Com isso, o combustível será vendido às distribuidoras por R$ 2,60 por litro. O óleo diesel terá um aumento de 5%: R$ 0,13 por litro. Com o reajuste, o preço para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,71 por litro a partir de amanhã.

GOVERNO RENOVA PACOTE
O governo decidiu renovar o pacote de alívio para empresas. Entre as ações, está a renovação da autorização para acordos de redução salarial e suspensão dos contratos de trabalho, nos moldes da medida provisória (MP) 936. O texto também deve suspender por quatro meses o recolhimento de FGTS pelos empregadores, além de reeditar a possibilidade de antecipar férias por meio de negociação com funcionários, banco de horas e home office.

 

Na Maison Pitombo Alfazema Carrão e Lavandas Inglesa

Arte

Vincent Van Gogh que retrata uma cena em uma rua de Paris

PINTURA DE VAN GOHG E MOSTRADA PELA PRIMEIRA VEZ A MAIS DE 100 ANOS
Uma pintura de Vincent Van Gogh que retrata uma cena em uma rua de Paris será exibida ao público pela primeira vez depois de passar mais de um século a postas fechadas na coleção particular de uma família francesa. A obra, pintada por van Gogh em 1887 enquanto ele  morava  com o irmão,Theo, na capital da França,será exibida pela casa de leilões Sotheby’s em Amsterdan, Hong Hong e  Paris, e leiloada esse  mês.

MARÇO TEM DATAS IMPORTANTES
O mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher (dia 8), também é marcado pelo início do outono no hemisfério sul (dia 20) e pelo Dia Mundial da Água (dia 22). Março de 2021 também traz datas como os 150 anos de nascimento da filósofa polonesa Rosa Luxemburgo (dia 5), 50 anos da morte do jurista Anísio Teixeira (dia 11) e dez anos da morte da atriz Elizabeth Taylor (dia 23). Também há dez anos houve o desastre de Fukushima (dia 11) e o início da Guerra Civil na Síria (dia 15).

MILHÕES DE VACINA COMEÇAM A SER PRODUZIDAS NO BRASIL
Uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para produzir 12,2 milhões de doses de vacina contra a covid-19 chegou nesse sábado (27) ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão/Tom Jobim).

O material veio em um avião procedente da China e será encaminhado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda hoje. O produto será processado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que produzirá os mais de 12 milhões de doses de vacina AstraZeneca/Oxford.

ICEBERG 20 VEZES MAIOR QUE MANHATTAN SE SEPARA DA ANTÁRTICA
Um iceberg gigante com cerca de 1.270 quilômetros quadrados – cerca de 20 vezes o tamanho de Manhattan – se desprendeu Plataforma de Gelo Brunt de 150 metros de espessura na Antártica, aproximadamente uma década após ter sido detectada uma rachadura.

PRIMEIRA INDÚSTRIA DE TILÁPIA ENLATADA
O Senai está dando suporte para a instalação da 1ª indústria de tilápia enlatada de Mato Grosso do Sul. O empreendimento da Frescomares, grupo que já tem unidades em Navegantes (SC) e Mossoró (RN), será construído em uma área de 73 hectares no município de Itaporã e terá suporte do Senai inicialmente para aprovação de financiamento e, posteriormente, para projetos executivos de montagem da indústria.

O diretor-executivo da Frecomares, Márcio Rabello, explicou que o novo empreendimento receberá investimento total de R$ 20 milhões, com previsão de início das obras já em abril deste ano e a produção deve começar em 2022.

MATRÍCULAS DA REDE ESTADUAL COMEÇAM A PARTIR DE ABRIL
As matrículas da rede estadual ensino serão realizadas a partir do dia 15 de abril. Na primeira fase de retomada, as aulas acontecerão de forma remota, segundo informou o diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Arivaldo Vieira.

DEMISSÃO NA PETROBRAS
Em uma medida justificada pela necessidade de cortar despesas, a Petrobras demitirá 2,5 mil funcionários terceirizados, até o final do ano, com a desocupação do edifício Torre Pituba (Ediba), em Salvador (BA). Erguida em contrato de locação firmado em 2010, entre Petrobras e o Petros, o fundo de pensão dos funcionários da estatal. A informação foi divulgada ontem (9) pelo Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA).

PRORROGADAS MEDIDAS RESTRITIVAS
Devido ao alto número de ocupação de leitos de UTI, que neste momento é de 85%, as medidas restritivas adotadas para o enfrentamento à Covid-19 foram prorrogadas por mais 48h pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, e pelo governador Rui Costa. Já o toque de recolher também foi prorrogado até o próximo domingo (7). A decisão foi tomada pelos gestores neste domingo (28).

 

Cortador inox de tortas e bolos na Maison Pitombo
Pedidos: (75) 98806-3055/3625-7772

Beleza

Estrelas da sociedade carioca Liliana Rodrigues, Isis Penido, Beth Pereira, Sylvia de Castro, Maria Alice Tamborideguy e Evelyn Montesano

ASSALTO EM IPANEMA NO RIO DE JANEIRO
A Casa Alberto Joias, de José Chreem, na Visconde de Pirajá parou, na tarde desta sexta (26) pela segunda vez. Às 3h da tarde, cinco bandidos de motos, muito bem armados quebraram os vidros das vitrines, fizeram refém a gerente, pararam o trânsito para esperar os comparsas e fizeram a limpa.

A cidade do Rio de Janeiro está mesmo entregue aos marginais, que chegam de cara limpa, a luz do dia, quebram tudo e levam o que podem. E preciso se colocar uma lei severa para acabar com essa bandidagem.

MAIORES EDIFÍCIOS DO BRASIL
Os maiores edifícios do Brasil não estão em nenhuma capital, mas em Balneário Camboriú. Sobre os empreendimentos surpreendentes um deles é o Triumph Tower, edifício que terá mais de 100 andares. Segundo a assessoria da FG, o projeto conta com parceria de Luciano Hang, fundador das lojas Havan.

ESPECIALISTAS DEFENDEM ‘FECHAR TUDO’ NO PAÍS POR 21 DIAS
Médicos e cientistas se dividem sobre adotar fechamento total e também sobre fechar escolas; população pode ajudar no combate à pandemia, com uso de máscara e trabalho em casa.

Com o aumento das internações pela covid-19, ao menos doze Estados aumentaram as medidas de restrição, na tentativa de frear o avanço do vírus. De acordo com balanço da Fiocruz, 17 capitais têm ocupação de UTIs acima dos 80% e a pressão sobre os hospitais deve aumentar ainda mais nas próximas semanas.

VACINA CONTRA ALZHEIMER
Após testes bem sucedidos em ratos de laboratório, que demonstrou interromper completamente a proteína responsável pela doença, o próximo passo será iniciar os testes em humanos e, se funcionar, o mundo terá sua primeira vacina contra Alzheimer na próxima década.

TESTE ANAL PARA COVID-19 PODE SER MAIS EFICIENTE
O teste retal está sendo usado tanto em chineses quanto em viajantes do exterior em quarentena no país. Em resumo, este método consiste em introduzir no ânus uma haste flexível, espécie de cotonete, para colher amostras de material orgânico e depois analisá-las para detectar ou não a presença do coronavírus.

No Brasil e maioria do resto do mundo, o padrão é o teste PT-PCR, cujo material é retirado da garganta, com a haste sendo itroduzida através do nariz ou boca.Mas, para os especialistas chineses, o exame anal tem maior precisão, com resultados mais confiáveis, além de ser útil em algumas situações específicas – como quando o principal sintoma é diarréia ou quando as vias orais e nasais estão obstruídas.

SENAI BAHIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Até o dia 03 de março, o SENAI Bahia está com inscrições abertas para 1680 vagas em cursos gratuitos de aperfeiçoamento e de qualificação profissional, voltados para pessoas de baixa renda, desde que atendam aos requisitos específicos de cada curso. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br. O início das aulas está previsto para os meses de março e abril.

As Alfazemas Garrão e Lavandas Inglesas